A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Dorna anunciaram há pouco o falecimento de Jason Dupasquier, piloto da Moto3 que havia sofrido um sério acidente no treino classificatório para o GP da Itália ontem (29). O suíço caiu entre as curvas 9 e 10 do circuito de Mugello.
Quase no final da classificação da Moto3 (Q2), Dupasquier vinha em um grupo de vários pilotos quando perdeu o controle em frente aos colegas Ayumu Sasaki e Jeremy Alcoba, que não conseguiram evitar a colisão. O piloto de 19 anos foi levado de helicóptero para o hospital Careggi em Florença.
No hospital, os exames rapidamente constataram traumatismos cranianos e torácicos que chegaram a impedir uma cirurgia de emergência inicialmente planejada. Um porta-voz da Dorna já havia informado ontem que a situação era “muito séria”. Dupasquier morre cerca de 19 horas após o acidente.
Filho do ex-piloto de motocross Phillipe Dupasquier, Jason Dupasquier começou sua carreira no Supermoto sendo várias vezes campeão suíço. O francês mudou-se para as corridas de asfalto em 2016 e no ano seguinte disputou o seu primeiro Mundial Júnior.
Dupasquier deveria fazer sua estreia na disputada Red Bull Rookies Cup em 2018, mas quebrou o fêmur esquerdo na segunda etapa do Mundial Júnior. Ele perdeu toda aquela temporada, mas voltou em 2019 para terminar em oitavo na classificação geral com um quarto lugar como melhor resultado em Jerez.
Sua estreia no Mundial de Moto3 aconteceu em 2020 com a equipe PrüstelGP. Dupasquier vinha evoluindo vem no campeonato, marcando pontos de forma consistente e se posicionando tranquilamente entre os dez primeiros em todas as etapas. Sua morte é a primeira no Campeonato Mundial desde a Luis Salom na Moto2 em 2016.