Após quatro anos de ausência, a Husqvarna irá competir novamente na Moto3 em 2020, apoiada pela Max Racing Team, do ex-campeão Max Biaggi e tendo como pilotos Alonso Lopez e o polêmico Romano Fenati.
O retorno da Husqvarna acontece para suprir a ausência da KTM, que é dona da marca sueca e decidiu concentrar todos os seus esforços na MotoGP. Até esse ano, os austríacos competiam nas três classes do Mundial.
“Estamos ansiosos para ver o retorno da Husqvarna ao paddock de MotoGP. A Moto3 representa a plataforma perfeita para mostrar a marca como vimos no passado durante as temporadas de 2014 e 2015“, disse o CEO da KTM, Stefan Pierer. “Com a Husqvarna continuando a se expandir na direção das motos de rua, acreditamos que a exposição adicional das corridas de Moto3 nos ajudará a manter o crescimento contínuo da marca nos próximos anos“.
A equipe Max Racing Team tende a ser uma das mais fortes do grid. Além de Biaggi, que agora está concentrado em ser um gerente bem sucedido, o time será comandado pelo ex-piloto Peter Öttl, que já trabalha em estreita colaboração com a Husqvarna há mais de dez anos.
“Estou muito feliz que a Husqvarna tenha escolhido apoiar a nossa equipe no retorno às corridas. Seu retorno à Moto3 é um momento muito especial e único, com o qual pessoalmente tenho muito orgulho de estar associado“, disse Biaggi. “Todos na equipe estão ansiosos para 2020. Acreditamos que, com o apoio da Husqvarna podemos alcançar grandes coisas. Nossos dois pilotos estão muito motivados. Com Romano Fenati e Alonso Lopez, temos um piloto experiente e um jovem, mas ambos podem oferecer bons resultados. Vamos dá-los tudo o que pudermos para permitir que eles mostrem seu verdadeiro potencial“, completou.
Com 11 vitórias, Fenati é o piloto mais vitorioso da história da Moto3. O italiano talvez já estivesse na MotoGP não fossem suas atitudes polêmicas, que quase encerraram sua carreira. Com apenas 17 anos, Lopez vem de um terceiro lugar no Campeonato Espanhol (FIM CEV) e esse ano substituiu Enea Bastianini na equipe Estrella Gallicia.