Juanfran Guevara anunciou hoje (27) que está se aposentando permanentemente como piloto profissional, com apenas 22 anos de idade. O jovem espanhol disse que a decisão foi tomada por motivos econômicos e pessoais.
Guevara ingressou no campeonato mundial em 2011, através de uma participação como Wild Card na última prova do ano, em Valência. No ano seguinte conseguiu ser contratado pela FTR Honda, mas os primeiros pontos vieram apenas em 2014 pela KTM.
“Foi uma decisão muito difícil e meditada que tomei com a ajuda, em primeiro lugar, da minha família, do meu fã-clube e dos principais patrocinadores que me apoiaram ao longo de todos esses anos“, disse o piloto em um comunicado. “A minha paixão pelo mundo do motociclismo não mudou em nada, mas os diferentes motivos econômicos e, sobretudo, pessoais, deram origem a esta decisão irrevogável“, acrescentou.
Apesar de garantir que a paixão pelo motociclismo segue intacta, Guevara afirma que a decisão foi motivada por dar prioridade a outras coisas, sobretudo o valor dos amigos: “Qualquer um que é ou foi neste mundo sabe tudo o que precisa ser sacrificado, a fim de dar 100% nos circuitos. Quero dedicar mais tempo à minha família e recuperar, de certa forma, os amigos e pessoas que negligenciei“, explicou.
Guevara disse que seu foco agora será o mundo empresarial e os estudos. “Desta forma poderei crescer mais como pessoa e dedicar mais tempo a projetos diferentes que tenho desenvolvido nos últimos anos e até agora não fui capaz de defender como eles merecem“, afirmou. O piloto encerrou a temporada 2017 em 11º com 88 pontos.