Romano Fenati venceu hoje (15) o Grande Prêmio do Japão de Moto3 no circuito de Motegi. O italiano liderou praticamente todas as voltas da chuvosa corrida, se aproveitando dos problemas de Joan Mir para descontar 25 pontos em relação ao seu adversário na disputa pelo título.
A corrida da categoria iniciante aconteceu em uma versão encurtada para apenas 13 voltas, devido ao atraso na programação. Uma constante chuva atingiu em cheio o circuito de Motegi deixando a pista molhada e perigosa, o que motivou uma atenção especial da direção de prova.
Fenati tomou a ponta de Niccolò Antonelli nas primeiras voltas para não mais perdê-la até a bandeirada de chegada. Logo atrás, Marco Bezzechi, que nunca havia chegado perto do pódio realizou a melhor corrida de sua carreira, finalizando a prova em terceiro, a apenas cinco segundos do líder.
Tatsuki Suzuki colocou a bandeira do Japão na quarta colocação, após manter-se a frente de Arón Canet durante praticamente toda a prova. Bem mais distante, Phillip Oettl e Fabio di Giannantonio vieram na sequência em sexto e sétimo, respectivamente. Jakub Korfeil, Bo Bendsneyder e John McPhee completaram os dez primeiros.
O final de semana foi muito problemático para Joan Mir. Depois de chegar ao Japão com chances de garantir o campeonato, o espanhol largou apenas na 20º posição e não conseguiu sair do bloco intermediário, encerrando a prova em 17°, sem marcar ponto nenhum. Confira aqui os resultados completos.