Romano Fenati venceu hoje (10) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Moto3, no circuito de Austin. O italiano venceu uma disputa com Jorge Navarro, superando o espanhol na metade da corrida. Brad Binder completou o pódio.
A largada da categoria iniciante começou com um atraso de quinze minutos, devido a um derramamento de óleo na reta oposta durante os treinos da manhã. Mas, quando as luzes vermelhas se apagaram, Navarro foi quem deu a melhor partida, tomando a ponta do pole position, Philipp Oettl.
Fenati foi outro que realizou uma boa largada, também conseguiu superar Oettl e, em seguida, passou a perseguir Navarro. O espanhol da equipe Estrella Galicia tentou manter-se frente, mas o italiano do time Sky Racing VR46, aos poucos foi tirando a diferença.
Na oitava volta, Navarro cometeu um pequeno erro, passando do ponto em uma freada. Foi o que bastou para que Fenati o ultrapassasse e imediatamente. Os dois começaram a abrir vantagem na frente, se distanciando de Oettl, Fabio Quartararo e Brad Binder, que já estava em quinto após largar apenas em décimo segundo.
Quartararo chegou a conseguir ultrapassar Oettl e se estabelecer na terceira posição por algum tempo. Contudo, quando faltavam apenas duas voltas, a KTM da equipe Leopard Racing passou a apresentar problemas, fazendo com que o francês ficasse para trás.
Oettl recuperou a terceira posição, mas seu sossego não acabou, já que Binder permaneceu em sua cola. Na última volta, o sul-africano finalmente conseguiu a ultrapassagem para cruzar a linha de chegada em terceiro, dez segundo atrás de Fenati e Navarro, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
Oettl ficou apenas em quarto, à frente Andrea Locatelli, que precisou brigar muito para superar Enea Bastianini, o sexto. Aron Canet, chegou em sétimo, Livio Loi, em oitavo, Jules Danilo em nono e Niccolò Bulega completou os dez primeiros colocados. Clique aqui para conferir os resultados completos
Além de Fenati, que chegou à sua sétima vitória na Moto3, o grande vencedor do dia foi Binder, que com mais um pódio conseguiu manter a liderança do campeonato. O sul-africano lucrou também com a queda na penúltima volta de Niccolò Antonelli (o então vice líder do certame), enquanto ocupava a sexta posição.