Romano Fenati venceu hoje (23) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Moto3, no circuito de Austin. O italiano herdou a primeira posição após o acidente de Arón Canet, com a qual vinha disputando a primeira posição. Jorge Martin e Fabio Di Giannantonio completaram o pódio.
A corrida da categoria iniciante teve duas largadas, com a primeira sendo interrompida na terceira volta graças ao acidente de Kaito Toba na curva 14. O piloto japonês não se machucou, mas a direção de prova achou melhor reagrupar o pelotão.
O acidente prejudicou enormemente o pole position Canet, que já liderava com grande vantagem sobre Joan Mir e os demais. Na segunda largada, o espanhol manteve a ponta, mas o rendimento não foi o mesmo, passando a ser fortemente pressionado por Fenati.
Durante quatro voltas, Canet e Fenati disputaram ferozmente a liderança, com o primeiro sendo mais veloz nas curvas e o segundo nas retas. A briga acabou quando o espanhol de 17 anos exagerou na dose e caiu na curva 19, quando restavam nove voltas para o final.
Fenati assumiu a ponta e não teve dificuldades em vencer pela primeira vez em 2017 e pela 8º vez no Campeonato Mundial. A maior disputa aconteceu pela segunda posição entre Mir, Jorge Martin, Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio.
O quarteto disputou a segunda posição até a última curva, quando Di Giannantonio mergulhou por dentro para tomar o lugar de Martin. O espanhol, no entanto conseguiu retomar a vice-liderança na linha de chegada, por apenas 23 milésimos.
Bastianini ficou em quarto, Niccolò Bulega em quinto e Juanfran Guevara em sexto. Ao contrário das duas primeiras corridas, John McPhee foi bastante discreto concluindo a prova em sétimo, com Mir apenas em oitavo, Phillip Oettl em nono e Darryl Binder fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.