Romano Fenati conquistou hoje (10) a sua primeira pole position nos treinos classificatórios para Grande Prêmio do Japão de Moto3 em Motegi. O italiano cravou a insuperável marca de 1min56s484, desbancando Miguel Oliveira e Jorge Navarro, que completaram a primeira fila.
Quem começou a classificação à frente, no entanto foi Oliveira cravando o tempo de 1min57s442. O português realizou uma bela disputa com o japonês Hideki Ono, nos primeiros minutos, com os dois se revezando na liderança.
Oliveira estava inspirado e logo baixou para 1min57s284. Mas, Ono logo em seguida deu o troco com 1min57s192. Enquanto isso, os postulantes ao título Enea Bastianini e Danny Kent vinham em 3º e 13º, respectivamente.
Depois de um começo problemático, Niccolò Antonelli finalmente acerta uma grande volta com 1min56s930. Logo em seguida, o italiano melhora ainda mais, marcando 1min56s905. Mas, foi o conterrâneo Romano Fenati quem roubou-lhe a liderança ao estabelecer 1min56s484, novo recorde da categoria na pista de Motegi e marca que se revelaria insuperável.
Enquanto isso, Kent vinha sendo discreto, mas aos poucos melhorava, para sexto e depois para quinto. Por outro lado, Fábio Quartararo, que voltava ao grid depois de algumas provas ausente devido à uma lesão vinha muito mal, apenas em 30º.
Nos últimos cinco minutos, todos voltam à pista ao mesmo tempo em um intenso “engarrafamento” de motos. Fenati mantinha a pole, mas quando tentava melhorar ainda mais acabou passando reto e caiu na curva 11, conseguindo voltar. Logo em seguida Antonelli fez o mesmo na curva cinco, mas teve que voltar a pé para os boxes.
Apesar da queda, Fenati conseguiu manter a pole position, a sua primeira na Moto3. Oliveira, que havia despencado para oitavo, conseguiu recuperar a segunda posição. Navarro salvou a honra da equipe Marc VDS, fechando a primeira fila.
A segunda fila ficou tão quente quanto a primeira, com Antonelli na quarta posição, à frente de Bastianini em quinto e Kent em sexto. Isaac Viñales assegurou o sétimo lugar, com Jakub Kornfeil em oitavo, Lívio Loi em nono e Brad Binder fechando os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo para o GP do Japão.
Atualização: Oliveira, Navarro e Kornfeil foram punidos em três posições cada um por andarem devagar na trajetória normal da pista durante o TL3.