Romano Fenati conquistou hoje (21) a pole position para o Grande Prêmio da Itália de Moto3, no circuito de Mugello. O italiano cravou o tempo de 1min57s289 superando Andrea Migno por quase três décimos. O malaio Khairul Pawi foi a surpresa em terceiro, à frente do líder do campeonato, Brad Binder.
Com a pista seca e o céu azul, as sessões oficiais de classificação começaram em Mugello com a Moto3, a categoria iniciante do Campeonato Mundial. Lorenzo Dalla Porta foi o primeiro piloto a marca tempo, com 1min58s862, rapidamente superado em quatro décimos por Enea Bastianini.
Bastianini, no entanto, não ficou muito tempo na ponta, porque seu conterrâneo Fenati o desbancou, com o tempo de 1min57s794. Inspirado, o italiano e continuou melhorando, para 1min57s770 e depois para 1min57s289, tempo que acabaria lhe garantindo a pole position.
Depois de liderar os treinos livres, o argentino Gabriel Rodrigo mantinha o bom rendimento, aparecendo sempre entre os primeiros. No começo da classificação chegou a estar em terceiro, antes de ser superado por Jorge Navarro, Bastianini e Niccolò Bulega, segundo terceiro e quarto, respectivamente.
Enquanto Fenati permanecia na ponta, da segunda posição para trás havia um revezamento de posições. Quando faltavam dez minutos para o final, o líder do campeonato Brad Binder finalmente apareceu arrecadando a segunda posição, apenas três décimos atrás. Migno surgiu em terceiro, superando Navarro, Bastianini e Bulega.
Após uma pequena pausa para ajustes nos boxes, quase todos os pilotos voltaram à pista nos três minutos finais. Ninguém, no entanto, foi capaz de superar o tempo de Fenati. Mas, atrás do italiano as coisas mudaram. Migno acertou uma última grande volta e pulou para segundo, com o malaio Khairul Pawi, vencedor do GP da Argentina, em terceiro.
Binder despencou para quarto, mas ainda ficou à frente de Navarro, Bastianini, Bulega e Francesco Bagnaia, que garantiram um grande contingente de italianos nas primeiras posições. Aron Canet e Joan Mir fecharam os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.