Romano Fenati conquistou hoje (26) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de Moto3, no circuito de Silverstone. O italiano marcou o tempo de 2min12s846 deixando Joan Mir e Gabriel Rodrigo para trás em sua última volta válida.
A sessão classificatória da categoria iniciante foi marcada por clima instável, como já é normal no circuito inglês de Silverstone. O último treino livre (FP3), pela manhã, foi realizado com chuva e o tempo estava escuro na hora da classificação, mas a pista já havia secado.
A liderança vinha sendo ocupada por Niccolò Bulega durante a maior parte do treino, com o tempo de 2min13s584, seguido de Jorge Martin e Rodrigo em segundo e terceiro. O italiano manteve-se na frente até restarem menos de cinco minutos para o final.
Nos últimos segundos, todos os pilotos estavam na pista para melhorarem seus tempos, o que fez a sessão até parecer uma corrida. Com o cronômetro zerado, John McPhee foi o primeiro a superar a marca de Bulega, seguido do líder do campeonato, Joan Mir.
Parecia que o espanhol ia assegurar a volta mais rápida, mas foi Fenati quem acabou na frente, com o tempo de 2min12s846. O italiano, que vinha tendo uma participação discreta, escalou nada menos do que 17 posições para assegurar a pole position.
Mir ficou em segundo, apenas 0s116 atrás, com Rodrigo em terceiro. McPhee ficou apenas em quarto, com Niccolò Antonelli em quinto, Andrea Migno em sexto e Bo Bendsneyder em sétimo. Bulega e Martin despencaram para oitavo e nono respectivamente, com Juanfran Guevara completando os dez primeiros. Veja o grid completo aqui.