Brad Binder conquistou hoje (22) a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de Moto3, no circuito de Phillip Island. O sul-africano derrotou Fabio Quartararo e Niccolò Bulega em uma sessão classificatória muito disputada, marcada pelo tempo instável.
A chuva foi uma constante no circuito de Phillip Island, desde os treinos livres de sexta-feira. Ao término do TL3, não mais chovia, mas a pista ainda estava bem molhada e todos os pilotos precisaram sair com muito cuidado para a sessão classificatória que definiria o grid da categoria iniciante.
Francesco Bagnaia foi o primeiro a marcar uma volta rápida, logo superado por Quartararo, que vinha em seu encalço. Com 1min47s822, Jorge Martin foi o próximo a pular para a ponta. Como o sol voltava a dar as caras, a mudança de posições passou a ser frenética e constante.
Em pouco tempo, Martin baixou para 1min46s311, Bagnaia para 1min45s333 e na volta seguinte para 1min44s704. O alemão Phillip Oettl, no entanto surgiu marcando o impressionante tempo de 1min41s415 quando restavam ainda 19 minutos para a bandeirada. Com as condições melhorando a cada segundo, nada estava definido.
Já com pneus slick, Bulega foi o próximo a assumir a ponta com 1min40s670. Oettl, no entanto, respondeu com 1min40s307. Ganhando confiança, Quartararo derrubou os dois com 1min40s086. Enquanto essa troca de liderança acontecia, Binder estava tranquilamente nos boxes, ocupando a 14º posição.
Bulega ficou tão empolgado que conseguiu melhorar ainda mais, para 1min39s746. O italiano, no entanto acabou saindo do trilho seco e escorregou com velocidade na curva 12, a mais rápida e perigosa do circuito. Seria o final de sua participação no treino, não fosse um golpe do destino, logo a seguir.
Restando cinco minutos para a bandeirada Binder, como sempre, deu o ar da graça ao estabelecer 1min39s067, o suficiente para tomar a primeira posição. Enquanto isso, Juanfran Guevara caiu na mesma curva 12 em que vitimou Bulega minutos antes, ocasionando a bandeira vermelha, pois o espanhol precisou de atendimento médico no local.
O atraso, no entanto, não foi longo. Mais 4min12s estavam disponíveis para os pilotos acelerarem e foi o que eles fizeram. Essa “prorrogação” também acabou ajudando Bulega, que pode voltar de seu acidente e retomar a ponta com 1min38s487. Binder, no entanto conseguiu dar o troco, com 1min37s696, o suficiente para a pole position.
Quartararo também superou Bulega, que ainda conseguiu segurar a primeira fila. O argentino Gabriel Rodrigo também fez um excelente final de treino, encerrando em quarto, ao lado de John McPhee e Livio Loi. Andrea Migno é o sétimo, com Daryl Binder, Jorge Martin e Francesco Bagnaia fechando os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.