Se você procura perigo no esporte a motor, as categorias de base do motociclismo é o que deve assistir. Poucos dias após a morte de Dean Berta Viñales no WorldSSP 300, o GP dos EUA de Moto3 foi marcado por um acidente assustador que suspendeu Deniz Öncü por duas etapas.
No reinício de uma corrida que já havia sido paralisada devido a outro acidente, o pelotão seguia pela reta oposta na terceira volta quando Öncü moveu-se para a direita colidindo em alta velocidade com a Honda de Jeremy Alcoba que, por sua vez, foi atropelado por Andrea Migno e Pedro Acosta, logo atrás.
Milagrosamente, dada a velocidade com que tudo aconteceu, ninguém se feriu, mas o acidente foi sério o suficiente para trazer novamente a bandeira vermelha e interromper a corrida em definitivo. Os comissários da FIM consideraram a pilotagem de Öncü temerária e diretamente contra as instruções emitidas no início do fim de semana.
Sendo assim, o piloto turco recebeu, na prática, duas punições: uma por pilotagem perigosa e outra por tentativa deliberada de bloquear Alcoba. Por esse motivo, eles decidiram impor a sanção de duas corridas, suspendendo Öncü nas etapas de Misano 2 e Portimão que vem a seguir.
Os comissários têm tentado reprimir o mau comportamento, especialmente na Moto3, que já registrou uma morte esse ano, a de Jason Dupasquier no GP da Itália, em Mugello. Em julho foi a vez de Hugo Millan na etapa de Aragão da Talent Cup Europeia e na semana passada, Dean Berta Viñales no Mundial de Supersport 300, em Jerez.
Os pilotos mais velhos, como Valentino Rossi e Michel Fabrizio são quase unânimes em dizer que a nova geração é ansiosa e agressiva demais para se destacar. O próprio vencedor do GP dos EUA após a interrupção, Izan Guevara teve um ataque histérico nos boxes, minutos antes de ser confirmado na primeira posição.
Além disso, o grande número de motocicletas com rendimento parecido, andando muito próximas durante toda a duração da corrida aumenta o risco do atropelamento, o tipo mais fatal de acidente no motociclismo, que vitimou o saudoso Marco Simoncelli exatamente há dez anos.