Brad Binder conquistou hoje (2) a pole position para o Grande Prêmio da Argentina de Moto3, em Termas de Rio Hondo. O sul-africano garantiu a posição de honra ainda na metade da classificação ao estabelecer o tempo de 1min49s767. Romano Fenati e Jorge Navarro completam a primeira fila.
A costumeira competitividade vista na categoria iniciante não deu às caras no circuito de Termas de Rio Hondo, que estava com 29º graus de temperatura ambiente e 40º no asfalto seco. O líder dos treinos livres havia sido Enea Bastianini e tudo indicava que o italiano faria o mesmo na hora decisiva.
Não foi o que se viu, no entanto. O predomínio aconteceu, mas com Brad Binder que marcou 1min50s217 ainda nos primeiros minutos da classificação. O vencedor da primeira etapa, Niccolò Antonelli e Joan Mir logo atrás, em segundo e terceiro respectivamente.
O tempo estabelecido por Binder já havia sido bom o suficiente para garantir uma boa posição de largada. Tanto é que na metade da sessão, o piloto da equipe Ajo KTM continuava na liderança. O primeiro a conseguir superá-lo foi o surpreendente malaio Khairul Pawi, ainda assim por apenas 11 milésimos.
Binder, no entanto, ainda tinha gás para mais e logo em seguida baixou o tempo para 1min49s767. Mesmo com um frenético movimento nos momentos finais (recheado a inúmeros acidentes), ninguém foi capaz de superar o tempo do sul-africano, que conquistou sua primeira pole position na carreira.
A disputa se limitou do segundo lugar para trás. Pawi não conseguiu sustentar a posição, sendo superado por um fulminante Romano Fenati, que cravou 1min50s091, apenas três décimos atrás de Binder. Jorge Navarro também conseguiu superar o malaio garantindo a terceira posição.
Pawi contudo, ainda conseguiu ficar em quarto, à frente de Niccolò Bulega e Joan Mir, em quinto e sexto, respectivamente. Bastianini acabou ficando apenas na sétima posição. Confira aqui o grid completo.