Philipp Oettl conquistou hoje (9) a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Moto3, no circuito de Austin. O alemão sobrou, superando Jorge Navarro e Enea Bastianini por meio segundo de diferença.
A primeira sessão classificatória para o Grande Prêmio dos Estados Unidos foi marcada por tempo fechado e a pista de Austin úmida. Por isso, os tempos começaram altos, mas sempre com um piloto na frente: Philipp Oettl.
Mostrando estar muito a vontade no circuito texano, o alemão começou as atividades marcando 2min26s125 sem que ninguém conseguisse tirá-lo da liderança. No começo a diferença do primeiro para o segundo chegou a ser superior a quatro segundos.
Oettl foi progredindo até atingir o tempo de 2min18s950. Apenas Jorge Navarro e Romano Fenati haviam conseguido se aproximar, quando uma leve garoa voltou a cair, faltando 20 minutos para o final. A queda de Karel Hanika sinalizou que era hora de recolher momentaneamente aos boxes.
Quando faltavam apenas 12 minutos, os pilotos voltaram à pista para mais algumas voltas. Oettl e Navarro, no entanto continuavam firmes na ponta, com Enea Bastianini em terceiro e Jakub Kornfeil em quarto. O líder do campeonato, Brad Binder vinha apenas em 12º e Niccolò Antonelli em 29º!
Quando a bandeirada de chegada foi agitada sinalizando o final da classificação, a pista estava seca, contudo, isso não bastou para que tirassem a pole position de Oettl. Navarro ficou em segundo, 0s587 atrás e Bastianini em terceiro, apenas 11 milésimos atrás do espanhol.
Kornfeil confirmou a quarta posição, com Fenati em quinto e o malaio Adam Norrodin, novamente surpreendendo em sexto, à frente do experiente Andrea Locatelli. Jules Danilo ficou em oitavo, com Fábio Quartararo em nono e Livio Loi fechando os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.