Fábio Quartararo contou com a ajuda da chuva para conquistar hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da França de Moto3, em Le Mans. O francês cravou o tempo de 1min44s763, momentos antes da pista ficar molhada.
A sessão começou com o tempo muito nublado, o que alertou as equipes: a chuva era iminente. Assim, todos os pilotos se apressaram a ir à pista, ainda de pneus slicks, na esperança de marcar um tempo decente com pista seca.
A chuva foi mais rápida, no entanto. Antes do final da primeira volta registrada, já garoava o que ocasionou diversos acidentes, como de Brad Binder, Jorge Navarro, Jorge Martin e Fábio Quartararo, que apesar disso, fez o melhor tempo em 1min43s763.
Todos os pilotos voltaram para os boxes, esperando que o tempo melhorasse, o que não aconteceu. Alguns pilotos nem se deram ao trabalho de voltar, como o próprio Quartararo e seu companheiro de equipe Navarro, que caiu no mesmo ponto e ocupava a 2º posição.
Alguns ainda agtentaram arriscar como Felipe Oettl, seguido por diversos outros. Entretanto, logo ficou claro que os tempos não seriam melhorados. Isso deixou Quartararo na pole position correndo em casa, com Navarro em segundo e Francisco Bagnaia em terceiro.
O grid de largada ficou então com posições incomuns. Jacob Kornfeil ficou em quarto, com Romano Fenati em quinto e Jules Danilo em sexto. Niccolò Antonelli assegurou a sétima posição, seguido de Miguel Oliveira, Isaac Viñales e Tatsuki Suzuki completando os dez primeiros. O líder do campeonato Danny Kent vai largar apenas na 31º posição. Confira aqui a tabela de classificação completa.