Arón Canet conquistou hoje (12) a pole position para o Grande Prêmio de Valência de Moto3. O espanhol surpreendeu ao marcar o tempo de 1min39s261 em sua última volta válida, desbancando o campeão Brad Binder da posição de honra.
A sessão classificatória da categoria iniciante começou com condições climáticas perfeitas no circuito Ricardo Tormo, ou seja: sol, pista seca e temperatura amena. A primeira parte foi marcada por muitas quedas e um grande equilíbrio, com vários pilotos se alternando na liderança.
Quando restavam vinte minutos para a bandeirada, as coisas começaram a se afunilar. O líder dos treinos livres, Enea Bastianini pulou para a ponta com o tempo de 1min39s597, antes de ser superado por Juan Mir em exatos dois décimos. Mas foi Phillip Oettl, quem conseguiu a melhor volta em 1min39s552.
O alemão liderou até o cronômetro ficar zerado, mas em sua última volta, o campeão do mundo Brad Binder surgiu para estabelecer 1min39s279 e tirar Oettl da primeira posição, trazendo junto Niccolò Bulega. Canet, no entanto ainda não havia desistido e com o tempo de 1min39s261, fez o suficiente para a pole position.
Binder ficou em segundo, apenas 18 milésimos atrás de Canet, com um igualmente surpreendente Hiroki Ono surgindo do nada para arrecadar a terceira melhor volta e um lugar na primeira fila. Bulega ficou em quarto, Juanfran Guevara em quinto e Niccolò Antonelli em sexto.
Depois de chegar a sonhar com a pole position, Oettl precisou se contentar com uma modesta sétima posição, a frente de Bo Bendsneyder e Bastianini, outro que ficou para trás nos segundos finais. Juan Mir completou os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.