Brad Binder venceu hoje (23) o Grande Prêmio da Austrália de Moto3 em Philip Island. O sul-africano dominou a corrida, que foi interrompida e encurtada devido à uma série de acidentes.
Binder manteve a ponta na largada trazendo consigo o argentino Gabriel Rodrigo. Atrás dos dois, um grupo de oito pilotos chegou para desafiá-los liderado por Niccolò Bulega. O italiano, no entanto, se empolgou demais e acabou caindo na terceira volta, ficando prematuramente de fora da prova.
Enquanto isso, o show estava sendo protagonizado por Fabio Quartararo, que após largar apenas em 34º, já ocupava a terceira posição. Rodrigo, por sua vez causava um acidente na curva dez, derrubando Francesco Bagnaia e Fabio Di Giannantonio. Arón Canet era outro a escorregar e cair sozinho, mais atrás.
Na quinta volta, outro acidente sério aconteceu na freada para a curva dez. John McPhee caiu e acabou sendo atropelado por Andrea Migno e Enea Bastianini. Com tantas confusões e destroços pela pista, a direção de prova optou por baixar a bandeira vermelha e interromper momentaneamente a prova.
A grande preocupação era com o estado de McPhee, que ficara caído na pista. Felizmente o britânico rapidamente recuperou a consciência, o que liberou o reinício da prova em uma versão encurtada para dez voltas, mantendo as posições da volta cinco, no momento da interrupção.
Isso significou que Binder largou novamente em primeiro, tendo Andrea Locatelli e Gabriel Rodrigo ao seu lado. Na segunda fila vinham Tatsuki Suzuki, Jules Danilo e Niccolò Antonelli. Quartararo, no entanto, precisou voltar ao 24º e último lugar, porque a punição que levou para a primeira largada ainda valia para a segunda.
Na relargada, Binder manteve a primeira posição, trazendo junto Andrea Locatelli, que se firmou em segundo e tentava se aproximar do líder. Enquanto os dois se distanciavam, o terceiro lugar era disputado a tapas por Gabriel Rodrigo, Jorge Martin, Tatsuki Suzuki, Jorge Navarro e Quartararo, que já vinha no mesmo grupo, composto por mais de dez motos no mesmo segundo.
Binder, no entanto, manteve o controle da prova e venceu sua sexta corrida em 2016, com mais de 5 segundos de vantagem para Locatelli. Depois de uma intensa disputa, a terceira posição acabou ficando com Arón Canet, que após cair na primeira corrida, retornou em grande estilo e deixou para trás, Daryl Binder, Livio Loi e Jorge Martin, quarto quinto e sexto, respectivamente.
A decepção final acabou sendo, mais uma vez, Rodrigo, que tinha tudo para subir pela primeira vez ao pódio, mas acabou caindo na última volta, na famigerada curva nove. Confira aqui os resultados completos.