Brad Binder venceu hoje (11) o Grande Prêmio de San Marino de Moto3, no circuito de Misano. O sul-africano precisou surpreender Enea Bastinini na última volta para garantir mais uma vitória e praticamente assegurar o título.
Binder já havia largado na pole position, mas foi superado por Enea Bastianini, que liderou toda a primeira volta até o sul-africano recuperar a primeira posição. Os dois ainda teriam a companhia de Jorge Navarro, Jakub Kornfeil e Niccolò Bulega que, aos poucos se aproximava.
Enquanto Binder e Bastianini se alternavam na ponta, Navarro ultrapassava Kornfeil para ficar em terceiro. Bulega também não demorou a conseguir superar o britânico e se juntar à briga do primeiro pelotão. Por outro lado, Fabio Quartararo era obrigado a devolver diversas posições por exceder os limites da pista.
Bulega conseguiu superar Navarro e se animou a tal ponto de passar uma volta inteira disputando a ponta acirradamente com Bastinini e Binder. No entanto, quando restavam 15 voltas, o espanhol, vice-líder do campeonato novamente caiu sozinho e praticamente deu adeus a quaisquer chances de título.
Isso parece ter acendido a luz de alerta para Bulega, que ficou para trás deixando Binder e Bastianini brigando sozinhos pela ponta. O italiano, por sua vez, recuou um pouco passando a conter Kornfeil, Joan Mir e Hideki Ono, que vinham em quarto, quinto e sexto, respectivamente.
Binder e Bastianini brigavam ferozmente a ponta, deixando Mir, Bulega e Kornfeil um segundo atrás, em outro grupo. Atrás deles, um terceiro comboio era protagonizado por Andrea Locatelli, Arón Canet e Phillip Oettl. O GP de Misano, ao contrário do que normalmente acontece tinha vários blocos de disputa diferentes.
Restando quatro voltas, Bastianini arriscou tudo e passou Binder no “Curvone” assumindo a ponta. O sul-africano passou a estudar as linhas do italiano, que conseguiu dar o troco na volta final na mesma curva.
Bastianini bem que tentou recuperar mas acabou em segundo, apenas 112 milésimos atrás. Mir não teve dificuldades de chegar em terceiro a frente de Bulega, aparentemente já sem pneus no final da prova. Kornfeil ficou em quinto, Locatelli em sexto, Canet em sétimo, Oettl em oitavo, Ono em nono e Fabio Di Giannantonio em décimo.
Com mais uma vitória, a quinta da temporada, Binder agora tem 106 pontos de vantagem para Bastianini, o novo vice-líder do campeonato e pode garantir o título já na próxima etapa, em Aragón, na Espanha. Clique aqui para conferir os resultados finais.