Brad Binder conquistou hoje (3) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de Moto3, no circuito de Montmeló, na Espanha. O sul-africano cravou 1min54s024, deixando para trás Niccolò Antonelli e Jorge Navarro.
A sessão com sol e pista seca começou com mais um treino livre, para que os pilotos se habituassem à nova chicane que foi adotada após o acidente fatal de Luis Salom, ocorrido na Moto2 ontem (3). Com isso, a classificação passou a ter apenas 20 minutos.
Arón Canet começou na frente, mas rapidamente foi superado por Jorge Navarro, que estabeleceu 1min54s691. Logo em seguida, o espanhol solidificou ainda mais a sua liderança ao melhorar dois décimos. Enea Bastianini e o malaio Khairul Pawi vinham em segundo e terceiro, respectivamente.
Faltando menos de dez minutos para o final, o líder do campeonato, Binder vinha apenas na décima posição com 0s6 de atraso para o líder. O sempre competitivo Romano Fenati estava em situação semelhante, em 12º, quando todos voltaram aos boxes para a tradicional última parada para ajustes.
No retorno à pista, enquanto Antonelli tomava a ponta com 1min54s123, Binder cravava uma volta voadora quando restavam apenas dois minutos para a bandeirada: 1min54s099. O sul-africano não quis saber de aliviar e melhorou ainda mais na volta seguinte: 1min54s024, o suficiente para a conquista da pole position.
Mesmo assim, Antonelli garantiu a segunda posição com apenas 54 milésimos de atraso. Navarro completou a primeira fila em terceiro. Niccolò Bulega foi outro a surpreender no final, roubando a quarta posição de Bastianini e Pawi, que ficaram em quinto e sexto, respectivamente.
Francesco Bagnaia ficou em sétimo, à frente de Jules Danilo, Arón Canet e Fenati, que conseguiu melhorar um pouco na última volta e completa os dez primeiros. Clique aqui para conferir o grid de largada completo. O GP da Catalunha de Moto3 tem largada programada para amanhã (4) às 06h00 (horário de Brasília).