Brad Binder venceu hoje (24) o Grande Prêmio de Jerez de Moto3, na Espanha. O sul-africano realizou uma espetacular corrida de recuperação, depois de largar apenas em 35º. Niccolò Bulega e Francesco Bagnaia completaram o pódio após muitas disputas na última volta.
Binder havia se classificado em segundo lugar, entretanto a direção de prova decidiu puni-lo após terem descoberto irregularidades eletrônicas em sua KTM. Outro a ter problemas foi Niccolò Antonelli, que precisou trocar de moto no momento de alinhar, largando dos boxes.
Jorge Navarro começou na frente, trazendo Bagnaia e Bulega em sua cola. O trio foi se afastando dos outros à frente de Romano Fenati, Phillip Oettl. Mas quem chamava atenção era Binder, já em sétimo, realizando uma impressionante corrida de recuperação.
Na metade da prova, Bulega chegou a ultrapassar Navarro e Bagnaia para assumir a liderança. Contudo, os dois recuperariam as posições voltas depois. O trio passou a se alternavar na frente. Enquanto isso, Binder assombrava a todos alcançando a quarta posição apenas três segundos atrás.
Binder chegou ao grupo líder quando ainda restavam dez voltas para o final. Bulega foi a primeira vítima, superando-o na primeira curva do circuito. Depois de um pequeno erro de Bagnaia, o sul-africano se viu na segunda posição, atrás apenas de Navarro.
Quando restavam apenas seis voltas, Binder arriscou tudo na reta oposta e conseguiu a ultrapassagem sobre Navarro. O espanhol ainda perderia posições para Bagnaia e Bulega, que realizaram uma disputa a três eletrizante na última volta.
Binder tinha tanta superioridade que conseguiu cruzar a linha de chegada com três segundos de vantagem para Bulega, Bagnaia e Navarro. É a primeira vitória do piloto de 20 anos e a primeira de um sul-africano no campeonato mundial desde 1981.
Jakub Kornfeil foi o quinto colocado, trazendo Joan Mir apenas dois décimos atrás em sexto. Fenati completou em sétimo, Enea Bastianini, completamente apagado em oitavo, Jorge Danilo em nono e Oettl em décimo. Confira aqui os resultados completos.