John McPhee venceu hoje (21) o Grande Prêmio da República Checa de Moto3 no circuito de Brno. O britânico se aproveitou da queda de Brad Binder para vencer pela primeira vez na carreira.
O dia de atividades em Brno começou com o tempero extra da chuva, que encharcou a pista momentos antes da largada. Binder manteve sua pole position, mas rapidamente foi superado por um surpreendente Jorge Martin, que assumiu a ponta.
Como já é de hábito na Moto3, a liderança foi intensamente disputada pelo primeiro grupo, liderado por Martin, Binder, Arón Canet e McPhee, que largara apenas em oitavo, mas se movia com desenvoltura na pista molhada e se aproximava.
Enquanto Martin, Canet, Binder e Kornfeil se alternavam nas primeiras posições, outro que se aproximava rapidamente era Khairul Pawi. O malaio, “especialista” em pista molhada largara apenas na 29º posição, mas escalava o pelotão e rapidamente se aproximava do grupo líder.
Nas últimas dez voltas, a chuva apertou definindo melhor a situação. Forçando o ritmo Canet acabou caindo e dando adeus a prova. Binder assumiu a ponta trazendo McPhee, com ambos se desgarrando dos demais. Pawi já era o terceiro ao superar Martin, mas já vinha a cinco segundos do líder.
A cinco voltas para o final, o inimaginável acontece: Binder cai sozinho na curva 1 após escorregar de traseira e ser “ejetado” da moto. O líder do campeonato ficou fora da prova, deixando a liderança para McPhee, que nunca havia vencido uma corrida antes.
Logo em seguida foi a vez de Pawi escorregar na curva 12 e também abandonar, decepcionando pela primeira vez em pista molhada. Isso deixou Martin em segundo, Fábio Di Giannantonio em terceiro e Enea Bastianini em quarto.
McPhee quase caiu quando restavam duas voltas, mas conseguiu manter o controle de sua KTM para vencer pela primeira vez no campeonato mundial. Mais de dez segundos atrás, Martin cruzou a linha em segundo, com Di Giannantonio muito próximo em terceiro.
Discreto mas eficiente, Bastianini chegou em um bom quarto lugar, à frente de seu compatriota Niccolô Antonelli finalmente realizando uma boa prova. Ambos conseguiram ultrapassar Jakub Kornfeil nas últimas voltas, o sexto colocado.
O holandês Bo Bendsneyder chegou em sétimo, com Juan Mir em oitavo, Niccolò Bulega em nono e Jorge Navarro, vice líder do campeonato, que realizou uma prova muito aquém das expectativas, completou os dez primeiros. Clique aqui para conferir os resultados completos.