Enea Bastianini conquistou hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio de Aragón de Moto3, na Espanha. O italiano marcou 1min58s293 ainda na metade da classificação, um tempo que ninguém mais conseguiu superar. O líder do campeonato, Brad Binder partirá apenas de sétimo.
A condições estavam perfeitas para a classificação da categoria iniciante, com 25º de temperatura, céu basicamente claro e pista seca. Jorge Navarro foi o primeiro a marcar um tempo competitivo, com 1min59s311 logo superado por Arón Canet, com 1min58s872.
Binder foi o próximo a assumir a ponta, antes de ser superado por Bastianini, o único que pode ameaçar seu título. Canet continuou mostrando que estava a fim de disputa e logo também fez um tempo que rebaixou o sul-africano para a terceira posição.
Após uma pausa para últimos ajustes, todos os pilotos voltaram à pista nos minutos finais, criando um trafego intenso. Ninguém, porém conseguiu superar o tempo de Bastianini que garantiu a posição de honra para a etapa espanhola. Da segunda posição para trás, no entanto as mudanças foram consideráveis.
Navarro, Livio Loi e um surpreendente Gabriel Rodrigo foram pilotos que conseguiram superar o tempo de Canet, se estabelecendo em segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Com a sexta melhor marca, o alemão Phillip Oettl também melhorou e desbancou Binder para uma modesta sétima posição, abrindo a terceira fila.
Fábio Quartararo foi o último piloto a fechar uma volta válida e parecia que iria conseguir subir para as primeiras posições. O francês, no entanto acabou ficando apenas em oitavo, com Hideki Ono e Bo Bendsneyder completando os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo. A largada acontece amanhã (25) às 6h00 (horário de Brasília).