Enea Bastianini conquistou hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de Moto3 no circuito de Sachsenring. O italiano cravou o tempo de 1min27s129 em sua última volta válida, desbancando o conterrâneo Andrea Locatelli em uma sessão muito acidentada.
Ao contrário dos treinos livres de ontem (15), o sol apareceu no circuito de Sachsenring, próximo à cidade de Dresden na Saxônia. Os pilotos, então aproveitaram para acelerar ao máximo, o que foi uma das causas do alto índice de escapadas na pista ainda fria.
A sessão chegou a ser interrompida por oito minutos (quando faltavam 20 minutos para a bandeirada) para que os fiscais pudessem dar uma geral no circuito, sujo e com manchas de óleo. No reinício as quedas continuaram, felizmente sem maiores consequências. O acidente que mais assustou foi o de Maria Herrera, atropelada por sua própria moto.
Com o tempo de 1min27s448, Locatelli vinha na liderança quando todos os pilotos estavam na pista nos últimos minutos. Parecia que o italiano iria comemorar a sua primeira pole position porque o líder do campeonato, Brad Binder vinha mais atrás e não parecia em condições de batê-lo. O mesmo pode-se dizer de Romano Fenati, um dos muitos a sair da pista.
Foi Enea Bastianini quem conseguiu superar Locatelli por 0s319 ao cravar 1min27s129 já quando a bandeira quadriculada estava sendo agitada. Arón Canet completou a primeira fila. Uma das grandes surpresas foi o desempenho do holandês Bo Bendsneyder, que assegurou a quarta posição à frente do lesionado Jorge Navarro, que retorna nessa etapa.
Jules Danilo assegurou a sétima posição à frente de John McPhee, outro que realizou um bom treino. Hiroki Ono e Jorge Martin completaram os dez primeiros. O último piloto a cair foi o argentino Gabriel Rodrigo, que chegou a andar entre os primeiros, mas finalizou apenas em 14º. Confira aqui o grid completo.