Enea Bastianini conquistou hoje (13) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de Moto3. O italiano da Gresini-Honda cravou o tempo de 1min51s177, derrotando Danny Kent e Jorge Navarro.
O treino começou com Niccolò Antonelli na frente, mas o italiano foi rapidamente superado por Bastianini, que mostrava estar em grande forma no circuito de Montmeló. O piloto cravou 1min51s001, meio segundo mais rápido que todos os outros.
Depois, Antonelli voltou à pista e conseguiu igualar a marca, estabelecendo exatamente o mesmo tempo de Bastianini, ficando em segundo. Jorge Navarro e Denny Kent vinham na sequência, com Fabio Quartararo pulando de 14º para 5º.
No final, Bastianini melhorou ainda mais, ao cravar 1min51s177, quebrado o recorde do ano passado, que pertencia à Alex Márquez. O suficiente para garantir a pole position, a sua primeira na Moto3.
Com o italiano da Gresini-Honda firme em primeiro, a disputa ficou frenética pela segunda posição, que foi definida apenas com o cronometro zerado. Coube ao líder do campeonato, Danny Kent assegurar o lugar, com 0s1 de desvantagem para Bastianini. Jorge Navarro completou a primeira fila.
Depois de muito lutar, Antonelli ficou apenas em quarto, com o vencedor da última etapa, Miguel Oliveira em quinto. Efren Vasquez, companheiro de Kent, colocou a segunda Leopard-Honda em sexto, à frente de Quartararo, apenas sétimo.
Niklas Ajo e Philipp Oettl foram a surpresa, garantindo a oitava e nona posições respectivamente, o que não vinha acontecendo nas últimas etapas. Hideki Ono garantiu a terceira Leopard Honda na décima posição. A decepção foi Romano Fenati, que depois de figurar entre os primeiros, irá largar apenas em 13º. Veja aqui o grid completo.