Enea Bastianini conquistou hoje (9) a pole position para o Grande Prêmio de San Marino de Moto3, no circuito de Misano. O italiano marcou a melhor volta nos últimos instantes de uma classificação que ficou marcada pelo forte acidente entre Gabriel Rodrigo e Livio Loi.
Romano Fenati começou a ensolarada sessão classificatória da categoria iniciante na frente, mas foi Fábio di Giannantonio quem assumiu a liderança ainda nos primeiros estágios com o tempo de 1min42s391.
Sem que ninguém conseguisse superá-lo, Di Giannantonio manteve a ponta até o cronômetro estar zerado. Os pilotos resolveram deixar suas últimas tentativas para o finalzinho do treino, resolvendo tentar apenas uma única volta lançada.
Mesmo assim, apenas três pilotos conseguiram superar o tempo de Di Giannantonio, que foram Joan Mir, Jorge Martin e Enea Bastianini, que cravou 1min42s147, o suficiente para superar os espanhóis por 0s173 milésimos.
A pole de Bastianini, no entanto, foi ofuscada pelo impressionante acidente de Gabriel Rodrigo e Livio Loi. O argentino vinha na última curva para completar a sua volta, quando perdeu o controle da moto e o belga, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar.
Loi passou por cima da moto de Rodrigo e decolou em plena reta de chegada, caindo com violência no asfalto e destruindo a sua moto. Para sua sorte, no entanto, o piloto de 20 anos não se feriu e se levantou em seguida.
Di Giannantonio ficou em quarto, com Fenati em quinto e Rodrigo em sexto. A terceira fila começa com o surpreendente Ayumu Sasaki em sétimo, seguido de Niccolò Antonelli em oitavo, Bo Bendsneyder em nono e Niccolò Bulega em décimo. Confira aqui o grid completo.