Francesco Bagnaia venceu hoje (26) o Grande Prêmio da Holanda de Moto3, no circuito de Assen. O italiano protagonizou uma das chegadas mais espetaculares e apertadas da história vencendo Andrea Migno por apenas 18 milésimos. Fábio Di Giannantonio completou o pódio.
A corrida da categoria iniciante do Campeonato Mundial foi absolutamente disputada e imprevisível desde a largada, que viu Enea Bastianini perder imediatamente sua condição de pole position para um batalhão de 14 pilotos, que se alternaram na liderança até a bandeirada de chegada.
Em um determinado momento da corrida, eles estavam tão próximos que a diferença ficava inferior à um segundo. Isso ocasionou alguns acidentes perigosos, como o de Gabriel Rodrigo que perdeu o controle e acabou levando junto Fábio Quartararo. Logo depois, Arón Canet caiu na chicane final e sua moto acabou batendo em Juanfran Guevara. Todos escaparam sem maiores consequências.
A briga pela liderança era disputada a tapas por Romano Fenati, Migno, Bagnaia, Niccolò Bulega e Brad Binder. O sul-africano que lidera o campeonato estava novamente em posição de vencer a quarta corrida na temporada, quando escorregou e, numa demonstração de habilidade conseguiu evitar a queda, mas perdeu muitas posições.
O próximo a ficar de fora da briga pela liderança foi Bastianini, que tentava roubar a quinta posição de Bulega, mas subiu na zebra e acabou caindo. Restando duas voltas, Fenati liderava, entretanto o italiano era muito pressionado pelos conterrâneos, Niccolò Antonelli e Bagnaia.
Na metade da última volta, ainda era o líder, mas na curva Ramshoek Migno ressurgiu com tudo, abrindo caminho até a liderança. Na chicane final, porém, Bagnaia se posicionou melhor e cruzou a bandeirada à frente, em uma das chegadas mais apertadas da história.
Foi a primeira vitória de Bagnaia no campeonato mundial assim como da Mahindra, marca indiana que participa do campeonato desde 2013. Migno ficou em segundo, apenas 18 milésimos atrás, com Fábio Di Giannantonio completando o pódio em terceiro.
Antes da cerimônia do pódio acontecer, a Direção de prova decidiu punir alguns pilotos por excederem os limites da pista durante a corrida. Esse foi o caso de Migno, que precisou ceder oficialmente a segunda posição para Di Giannantonio. Fenati ficou em quarto, Antonelli em quinto e Jorge Danilo em sexto. Apenas 0s1 separou os seis primeiros!
Depois de chegar a brigar pela vitória, Bulega finalizou a prova apenas na sétima posição à frente de Juan Mir, Bo Bendsneyder e Lorenzo Dalla Porta que fechou os dez primeiros. Binder finalizou apenas em 12º. Clique aqui para conferir os resultados completos.