Francesco Bagnaia conquistou hoje (3) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de Moto3, no circuito de Silverstone. O italiano da equipe Mahindra conseguiu superar o conterrâneo Enea Bastianini e o holandês Bo Bendsneyder em pouco mais de três décimos.
A sessão classificatória da categoria iniciante do Mundial começou com pista úmida, conforme a previsão do tempo já anunciava para esse sábado. O primeiro a marcar uma volta cronometrada foi Jorge Martin, com 2min39s428. O espanhol logo foi superado por seu xará Jorge Navarro, com 2min39s321.
Como não chovia, as condições da pista melhoravam rapidamente e Bagnaia não demorou muito para tirar dois segundos, ao marcar 2min37s537. Logo em seguida, Navarro deu a resposta, com 2min36s338. O espanhol, no entanto, se empolgou demais e acabou caindo na curva 10, quando restavam 28 minutos para o término.
Enquanto Navarro tentava de todas as formas fazer a sua avariada moto pegar novamente, Martin voltava para a liderança com 2min34s647. O líder do campeonato, Brad Binder também começava a aparecer, pulando de 13º para sexto em uma melhora continua.
Mostrando confiança, Bagnaia voltava para a ponta com 2min34s406. A pista continuava melhorando, mas estava bastante traiçoeira. Os próximos a cair foram Fábio Di Giannantonio, que vinha em 18º e John McPhee, o vencedor da última etapa na República Checa, o 11º.
Quando restavam 20 minutos para o final, foi a vez do argentino Gabriel Rodrigo escorregar no asfalto inglês, quando ocupava uma ótima sétima posição. Enquanto isso, Bagnaia continuava melhorando e baixava para 2min34s271. Contudo, o próximo a assumir a liderança foi Bo Bendsneyder, o primeiro a entrar na casa de 2min33.
O holandês conseguiu manter a ponta até restarem dez minutos para o final, quando Bagnaia novamente deu o troco com 2min33s642. Logo em seguida, Bastianini pulava para a segunda posição, apenas 106 milésimos atrás.
Com oito minutos a chuva apertava, tanto que Martin quase “atropelou” Niccolò Bulega, que caia na sua frente na curva 8. Logo em seguida foi a vez do xará Niccolò Antonelli, que ocupava a quarta posição. A piora nas condições da pista fez os tempos de volta levantarem novamente e também derrubaram o malaio voador, Khairul Pawi.
Isso fez com que o tempo de Bagnaia não fosse mais alcançado e o italiano confirmasse a pole position, a primeira de sua carreira. Bastianini garantiu a segunda posição formando uma dobradinha italiana na Inglaterra. De forma até surpreendente, Bendsneyder fechou a primeira fila, em terceiro.
Apesar da queda, Antonelli ficou em quarto, com Binder em quinto e um discreto Juan Mir em sexto. Jorge Danilo abre a terceira fila com a sétima posição, à frente de Jorge Martin, apenas oitavo depois de um começo tão promissor. Bulega e Lorenzo Dalla Porta – o substituto de Romano Fenati na VR46 Team – fecham os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.