Gabriel Rodrigo conquistou hoje (5) a pole position para o Grande Prêmio da República Checa de Moto3, no circuito de Brno. O argentino surpreendeu em sua última volta válida, anotando o tempo de 2min08s571, superando Romano Fenati em 0s150. Juanfran Guevara completa a primeira fila.
Fenati vinha dominando a sessão classificatória, marcada por muito sol e calor desde o começo, dando mostras de que seria o favorito para a posição de honra. Os outros pilotos, por outro lado, pareciam ter muitas dificuldades na pista de Brno, já que as quedas eram constantes e numerosas.
Rodrigo foi um dos que caiu, logo nos primeiros minutos da sessão. Felizmente, o argentino não se machucou e teve muito tempo para retornar aos boxes, consertar sua moto e ainda voltar à pista. Nesse momento, Fenati continuava comandando e era ameaçado apenas por Guevara e Joan Mir.
Nos últimos dez minutos, Fenati permanecia na frente com o tempo de 2min09s218. Em sua última volta válida, Guevara conseguiu superá-lo. O espanhol, no entanto, permaneceu poucos segundos na frente, porque o italiano deu o troco logo em seguida, com 2min08s721.
Parecia que Fenati tinha a pole position garantida, pois a bandeira quadriculada já estava sendo agitada. Rodrigo, no entanto, havia voltado à pista e, já com o cronômetro zerado marcou o surpreendente tempo de 2min08s571, o suficiente para superar o italiano em 150 milésimos e garantir a sua primeira pole position no campeonato mundial.
Fenati ficou em segundo e Gevara em terceiro, 0s303 atrás. A segunda fila foi composta de Joan Mir, Niccolò Bulega e Bo Bendsneyder. Marcos Ramirez abre a terceira fileira na sétima posição, à frente de Fábio Di Giannantonio, Livio Loi e Phillip Oettl, que fecha os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.