Joan Mir venceu hoje (14) o Grande Prêmio da Áustria de Moto3, no circuito Red Bull Ring. O espanhol precisou realizar uma acirrada disputa com Brad Binder e Enea Bastianini para atingir a sua primeira vitória na classe iniciante do Mundial de Motociclismo.
A corrida começou com uma forte disputa entre Binder, Mir, autor da pole position e Bastianini, que liderou a primeira volta. O trio se revezava na primeira posição até que, aos poucos, os outros foram chegando e formou-se um pelotão de dez motos no mesmo segundo.
De repente, a disputa da prova passou a contar também com a presença de Fabio Quartararo, Phillip Oettl, Jorge Navarro, Jorge Martin, Fabio Di Giannantonio, Livio Loi e Andrea Locatelli. A liderança, no entanto tinha a predominância de Binder, o líder do campeonato.
Nas últimas cinco voltas, a briga pela ponta ficou reduzida à Mir, Quartararo, Bastianini, Oettl e Binder. O sul-africano, no entanto, foi beneficiado com a queda de Navarro, seu principal adversário no campeonato, que ocupava a terceira posição e não conseguiu voltar à prova.
Ao abrirem a ultima volta, Mir liderava. Bastianini e Binder, no entanto, planejavam dar um bote, e os três ficaram vários momentos lado a lado. Na freada para a curva Schlossgold, parecia que o sul-africano iria sair na frente, mas o espanhol mergulhou com tudo e voltou à ponta para não mais perdê-la.
Mir, portanto, conseguiu sustentar a liderança até a linha de chegada, atingindo sua primeira vitória na Moto3. Satisfeitíssimo, Binder ficou em segundo e Bastianini completou o pódio na terceira posição. Um muito contrariado Quartararo ficou em quarto, com Oettl em quinto, Martin em sexto e Bo Bendsneyer em sétimo.
Após chegar a disputar a ponta, Di Giannantonio ficou apenas na oitava posição, à frente de Niccolò Bulega, o principal piloto da Sky Racing VR46 Team na ausência do suspenso Romano Fenati. Livio Loi completou os dez primeiros. Veja aqui os resultados completos.