Jorge Martin conquistou hoje (23) a pole position para o Grande Prêmio de Aragón de Moto3, na Espanha. O piloto da equipe Gresini marcou 1min58s067, um tempo que ninguém conseguiu superar, nem mesmo ele, que acabou caindo enquanto tentava uma volta ainda mais rápida.
A sessão classificatória da categoria iniciante do campeonato mundial começou com clima perfeito no circuito Motorland, localizado na região de Alcañiz, nordeste da Espanha. A chuva do dia anterior foi embora e os pilotos foram brindados com um dia de sol e pista seca.
Romano Fenati começou a sessão na frente com o tempo de 2min00s216. Martin não demorou a mostrar a que veio, cravando 1min59s259, marca logo superada pelo líder do campeonato, Joan Mir, com 1min58s784.
Martin, no entanto, não estava a fim de ficar atrás e recuperou a ponta com 1min58s180, baixando logo em seguida para o definitivo tempo de 1min58s067, quando restavam mais de dez minutos de prática.
Depois de se recolherem aos boxes para um último ajuste, praticamente todos os pilotos voltaram à pista nos segundos finais para uma única tentativa. Martin foi um dos que passou pela linha de chegada restando poucos centésimos para a bandeirada.
O espanhol vinha para conquistar uma volta ainda mais rápida quando acabou escorregando e caindo na curva 12. Outros pilotos, como Mir, Fabio Di Giannantonio e Adam Norrodin também caíram na curva 15, todos sem gravidade, felizmente.
No final, Martin sustentou a pole position, à frente de Enea Bastianini e Aron Canet, que completam a primeira fila. Niccolò Bulega também melhorou nos segundos finais e pulou para quarto, com Dannis Foggia em quinto e Mir apenas em sexto.
John McPhee abre a terceira fila, em sétimo, com Phillip Oettl e Tatsuki Suzuki ao seu lado, em oitavo e nono, respectivamente. Marcos Ramirez completa os dez primeiros enquanto que Fenati e Gabriel Rodrigo partem de 11º e 12º, respectivamente. Confira aqui o grid completo.