A equipe Aspar Team Junior anunciou hoje (20) que David Alonso fará sua estreia no Grande Prêmio da Emilia-Romanha de Moto3 no próximo domingo (24). O colombiano de apenas 15 anos substituirá o lesionado Sergio García.
Nascido em abril de 2006, Alonso não tem a idade mínima regulamentar para correr no Campeonato Mundial, que é de 16 anos. Sua participação em Misano só se tornou possível porque o colombiano conquistou, esse ano, o título da Red Bull Rookies Cup, mesma categoria em corre o brasileiro Diogo Moreira.
“Espero que Sergio se recupere o mais rápido possível, ele certamente voltará mais forte do que nunca“, disse Alonso. “No meu caso, estou muito feliz com a oportunidade de fazer minha estreia no Mundial. É um sonho que se tornou realidade e com certeza será uma experiência inesquecível. O único objetivo para este fim de semana será aprender e curtir a experiência e a oportunidade que a GasGas Aspar Team me oferece.”
Alonso seria o substituto natural de Pedro Acosta na Red Bull KTM Ajo em 2022 mas, como já tinha esse contrato anterior com a Aspar, o jovem deve passar a próxima temporada no FIM CEV Moto3, o campeonato espanhol da categoria. Por isso, Moreira é um dos candidatos mais fortes para assumir a moto de Acosta.
A Moto3 volta à Misano em um clima de decisão e apreensão. Se vencer, Acosta já garante o título mais jovem da categoria, com 17 anos. Ao mesmo tempo, os acidentes tem sido cada vez mais assustadores, como o causado por Deniz Öncü no GP do EUA e que impediu sua participação nas próximas duas etapas.