Niccolò Antonelli venceu hoje (11) o Grande Prêmio do Japão de Moto3, em Motegi. O italiano comandou a corrida de ponta a ponta, sem cometer nenhum erro na pista molhada. Miguel Oliveira e Jorge Navarro completaram os pódio.
A prova da Moto3 acabou sendo mais curta, com apenas 13 voltas ao contrário das vinte inicialmente previstas por causa da tempestade que caiu no circuito de Motegi desde as primeiras horas do dia. Isso acabou impedindo a decolagem do helicóptero médico e toda a programação das categorias foi revista.
Antonelli começou a vencer a prova na largada, quando tomou a primeira posição de Romano Fenati. O italiano da equipe Sky VR46 Team não aproveitou a sua primeira pole position, despencando para a nona a posição e saindo da prova após apenas cinco voltas.
A pista molhada também vitimou outros destaques como Hideki Ono e Livio Loi, que chegaram a brigar pela segunda posição. Enquanto isso, os postulantes ao título ocupavam apenas posições secundárias: Enea Bastianini vinha em sétimo e Danny Kent em 14º.
Com a saída de Ono e Loi, Oliveira e seu companheiro de equipe Brad Binder começaram a ficar mais à vontade, subindo para segundo e terceiro, respectivamente. Antonelli, no entanto fugia à frente, com confortáveis três segundos de vantagem para os dois.
Faltando apenas três voltas para a bandeirada, Kent começou a progredir, ultrapassando Karel Hanika e John McPhee. O britânico ainda se beneficiaria da queda de Binder, subindo para a sétima posição, imediatamente atrás de Bastianini.
Apesar da diferença ter caído para apenas um segundo na última volta, Antonelli cruzou a linha de chegada com bastante tranquilidade na primeira posição. Oliveira foi o segundo e Jorge Navarro o terceiro, se beneficiando da queda de Isaac Viñales.
O malaio Zulfahmi Khairuddin também foi um dos destaques, chegando na quinta posição, logo à frente de Kent, que conseguiu superar Bastianini na penúltima volta. O italiano precisou se contentar com a sétima posição. Hanika, McPhee e Efren Vasquez completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados finais.