Niccolò Antonelli conquistou hoje (7) a pole position para o Grande Prêmio da França, em Le Mans. O italiano foi a surpresa final do treino classificatório, pois marcou o tempo de 1min42s756 já quando o cronômetro estava zerado. Brad Binder e Arón Canet fecham a primeira fila.
A primeira sessão de classificação para o Grande Prêmio da França começou com o tempo nublado, mas sem chuva no circuito Bugatti de Le Mans, na região central do país. A temperatura ambiente era de 21 graus, ou seja, condições ideais para que as motos rendessem ao máximo desde o início.
Foi exatamente o que aconteceu, com os tempos de volta caindo sucessivamente. Jakub Kornfeil começou na frente com 1min43s214, mas o checo logo foi superado por Romano Fenati, que estabeleceu 1min43s185. Jorge Navarro vinha em terceiro, mas Livio Loi logo roubou sua posição.
Eis que faltando 20 minutos, surgiu o líder do campeonato, Brad Binder marcando 1min43s008. O novato Aron Canet não queria ficar atrás, por isso veio na mesma balada e pulou para segundo. O ritmo começava a ficar intenso, tanto que Gabriel Rodrigo e Kornfeil caíram tentando desesperadamente melhorar suas marcas.
Depois de cair para terceiro, Fenati acelerou fundo e recuperou a ponta. Entretanto, poucos segundos depois seria superado por seu companheiro de equipe Niccolò Bulega, que marcou 1min42s888. Contudo, não demorou muito para Binder dar o troco, com 1min42s823, tempo que parecia suficiente para a pole position.
O sul-africano e sua equipe já estavam comemorando a conquista, quando muito tempo depois da bandeira quadriculada estar sendo agitada surgiu Antonelli marcando 1min42s756. O tempo foi uma surpresa, porque o italiano até então não figurava nas primeiras posições em nenhum momento.
Binder, no entanto, ficou em segundo, apenas 67 milésimos atrás com Canet em terceiro, a dois milésimos do sul-africano. Navarro ficou em quarto, Fenati em quinto e Bulega em sexto. Juanfran Guevara assegurou a sétima posição, com o herói local, Fábio Quartararo decepcionando em oitavo. Khairul Pawi e Fabio Di Gianntonio completam os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.