É de Niccolò Antonelli a pole position para o Grande Prêmio da República Checa de Moto3, no circuito de Brno. Nesse sábado (15), o italiano surpreendeu fazendo a volta mais rápida, 2min07s667, quando o cronômetro já estava zerado.
A sessão classificatória começou com Efren Vasquez e Jorge Navarro na frente, seguidos de Brad Binder e o herói local, Karel Hanika na sequência. Ao contrário do que se esperava Danny Kent, que havia reinado absoluto na sexta-feira (14) começou de uma forma bastante discreta, em sexto.
A primeira volta de relevo foi marcada por Fábio Quartararo, que pulou na ponta quando cravou 2min08s347. Minutos depois, o novato francês melhorou ainda mais, para 2min08s020, dando a entender que seria um sério concorrente para a pole position.
Kent, no entanto, também começou a melhorar, pulando para quarto e, em seguida para a liderança com o tempo de 2min07s848. Enquanto isso, os rivais mais próximos do inglês no campeonato, Romano Fenati e Enea Bastianini não se acertavam, ficando apenas em 21º e 22º respectivamente.
Após um período de pausa, todos voltaram à pista ao mesmo tempo quando restavam apenas oito minutos para o final. Eram tantas motos na pista que parecia uma corrida. Kent puxava uma enorme fila e começou a ficar incomodado com a situação, passando a rodar lento pela lateral da pista.
Sem nenhuma cerimônia, Fenati e seu companheiro de equipe, Andrea Migno passaram a marcar Kent descaradamente e também diminuíram o ritmo. Enquanto isso, para a surpresa geral, Navarro e Quartararo conseguem baixar tempo de Kent, com o espanhol marcando 2min07s700, um tempo que parecia impossível de ser superado.
O cronômetro já estava zerado quando em sua última volta rápida, Antonelli surgiu surpreendendo a todos, com 2min07s667. Dando tudo de si, Kent volta para a segunda posição com uma marca apenas 2 milésimos acima do pole position. Navarro ficou em terceiro, Quartararo em quarto e Alexis Masbou em quinto.
Brad Binder assegurou a sexta posição, com Hanika em sétimo, Vasquez em oitavo, Jorge Martin em nono e John McPhee fechando os dez primeiros. Sem chamar atenção, Miguel Oliveira ficou apenas em 12º, Bastianini em 15º e Fenati – mesmo marcando Kent – apenas em 19º. Clique aqui para conferir o grid de largada completo.