Niccolò Bulega conquistou hoje (14) a pole position para o Grande Prêmio do Japão de Moto3, no circuito de Motegi. O italiano cravou o tempo de 2min09s320, deixando Niccolò Antonelli e Aron Canet para trás.
A sessão classificatória da categoria iniciante começou com clima úmido e pista molhada no circuito Twin Ring Motegi, assim como já havia sido visto nos treinos livres de sexta. Os pilotos gastaram boa parte do tempo se habituando às condições, o que ocasionou alguns acidentes.
Restando dez minutos para a bandeirada de encerramento, a liderança já estava com Bulega. O italiano da equipe VR46 estava muito a vontade e marcou o tempo de 2min10s237. Marco Bezzechi, Niccolò Antonelli e Romano Fenati vinham em seu encalço.
Com menos de um minuto para o fim, Bulega se mantinha na ponta com o tempo de 2min09s988. Disposto a ficar na frente, o italiano conseguiu baixar ainda mais, para 2min09s320, tempo que se revelou suficiente para a pole position. A surpresa final ficou com seu xará Niccolò Antonelli, 0s212 atrás.
Arón Canet chegou a ameaçar o tempo de Bulega nos últimos minutos, mas acabou apenas em terceiro fechando a primeira fila. Bezecchi ficou em quarto, com Enea Bastianini em quinto e Romano Fenati em sexto. Jorge Martin, Gabriel Rodrigo e Manuel Pagliani ficaram logo atrás. Andrea Migno fecha os dez primeiros.
A classificação foi bastante discreta para o líder do campeonato Joan Mir. Depois de ocupar a 10º posição, o espanhol, que tem grandes chances de fechar o campeonato em Motegi se classificou apenas em 14º e vai largar apenas na 20º posição, devido à uma punição recebida na última etapa em Aragón. Confira aqui o grid completo.