Johann Zarco venceu hoje (17) o Grande Prêmio da Alemanha de Moto2 no circuito de Sachsenring. Com a pista molhada, o francês manteve a calma para vencer uma empolgante batalha com Jonas Folger na linha de chegada. Julian Simon completou o pódio.
Na largada, Zarco pulou na ponta trazendo junto Alex Rins. A liderança do francês, no entanto, durou apenas meia volta. Com a confiança nas alturas depois da vitória na última etapa em Assen, Takaaki Nakagami não se intimidou e recuperou a sua pole position com ousadia e decisão.
O japonês passou a abrir vantagem, mostrando não estar intimidado com a pista bastante molhada. Rins o acompanhava de perto, mas Zarco começou a ficar para trás, chegando a ser superado por Folger e pressionado por Alex Márquez no quinto lugar.
A alegria de Nakagami e da equipe Honda Team Asia chegou rapidamente ao fim na quarta volta, quando o japonês exagerou na curva sete acabou caindo. O piloto rapidamente se levantou para voltar, mas quando retomou o traçado da pista já estava na 22º posição.
Enquanto Rins, Folger, Zarco, Morbidelli e Márquez disputavam a liderança, Sam Lowes vinha longe, em uma opaca 8º posição. As coisas ficariam ainda piores para o britânico, que seria a próxima vítima da pista molhada. A combinação de chuva intensa e muitas curvas também foi fatal para Miguel Oliveira, que acabou caindo e abandonando.
Na metade da prova, foi a vez de Folger perder rendimento, sendo ultrapassado por Rins, Zarco, Morbidelli e Márquez. Os cinco, contudo corriam com bastante volta para o sexto colocado Julian Simon, que travava um duelo particular com Luca Marini e Mattia Pasini, sétimo e oitavo respectivamente.
Como já é habitual, Márquez não resistiu ao ritmo intenso e acabou caindo pela sétima vez na temporada. Com Folger mais atrás, a briga pela liderança ficou com Rins, Zarco e Morbidelli. O italiano decidiu que queria ganhar a corrida e foi para cima do espanhol chegando a tocar no adversário em uma ousada manobra na sequência de curvas. Apesar do susto, o piloto da Marc VDS conseguiu assumir a liderança da prova.
A prova parecia destinada a Morbidelli que mantinha uma sólida liderança. Mas, quando restavam apenas sete voltas para a bandeirada, o italiano acabou passando do ponto na freada para a primeira curva e também caiu, entregando a liderança de presente para Zarco. O francês ficou na liderança, mas não de forma tranquila. Folger também havia conseguido superar Rins e partiu em busca da vitória em seu GP caseiro.
A pista ainda continuava muito traiçoeira, tanto que logo depois foi a vez de Sandro Cortese, Márquez e Lowes abandonarem definitivamente a corrida. O britânico escorregou na mesma curva 1 que vitimou Morbidelli e não seria o último: momentos depois, era a vez de Rins cair no mesmo local deixando a prova com zero pontos.
Zarco abriu a última volta muito pressionado por Folger, que definitivamente queria a vitória em casa. O alemão percorreu todo o circuito em sua cola e deixou para dar o bote definitivo na curva 13, a última do circuito. Os dois cruzaram a linha de chegada lado a lado, separados por apenas 59 milésimos, mas com o francês na frente.
Foi a quarta vitória de Zarco na temporada, que agora reassumiu a liderança do campeonato, com 25 pontos de vantagem para Rins. Simon completou o pódio com Pasini em quarto, Lorenzo Baldassari em quinto e Luca Marini em sexto. Hafizh Syahrin chegou na sétima posição à frente de Jesko Raffin, Isaac Viñales e Dominique Aegerter, que fechou os dez primeiros. Confira aqui a classificação geral.