Johann Zarco venceu hoje (22) o Grande Prêmio da Itália de Moto2 em Mugello. O francês realizou um incrível duelo com Lorenzo Baldassari após a prova ser interrompida mais de meia hora, devido à um acidente. Sam Lowes foi o terceiro.
Na primeira largada, foi o japonês Takaaki Nakagami quem pulou na ponta, roubando a primeira posição do pole position, Lowes. O britânico, no entanto, não demorou muito a recuperar a liderança, antes do final da primeira volta. Baldassari e Thomas Luthi vinham na sequência, em terceiro e quarto, respectivamente.
Inspirado, Baldassari conseguiu ultrapassar Nakagami e foi na cola de Lowes. Outro que surpreendia era Axel Pons, filho do bicampeão mundial da categoria Sito Pons, que conseguia se manter em quinto, acompanhando o pelotão nas primeiras voltas.
Na abertura da terceira volta, Luthi engoliu de uma só vez Nakagami e Baldassari na reta de chegada para ficar em segundo. Enquanto isso acontecia, Luca Marini e Alex Márquez (irmãos de Valentino Rossi e Marc Márquez) trombavam juntos na freada para a primeira curva. Ambos escaparam ilesos, no entanto.
O entusiasmo de Luthi continuou na quarta volta, pois conseguiu superar também Lowes e assumir a liderança. Enquanto isso acontecia, Alex Rins surgia entre as primeiras posições pela primeira vez, na quinta posição. Já Zarco vinha apenas em oitavo, trazendo Franco Morbidelli logo atrás, em nono.
Corrida interrompida e muita confusão até a relargada
Assim como havia acontecido na Moto3, a briga pela vitória vinha sendo espetacular, com Lowes retomando a liderança de Luthi, até que a bandeira vermelha precisou ser acionada. Devido ao acidente de Xavi Vierge, a barreira de proteção de ar ficou danificada e precisou ser reconstruída. Com isso, todos os pilotos retornaram aos boxes.
Com quinze minutos de atraso, o grid já estava novamente formado para a continuação da corrida, que agora teria apenas 11 voltas de duração. Entretanto, a direção da prova subitamente resolveu interromper mais uma vez o procedimento de largada e todos os pilotos foram levados novamente aos boxes.
O que aconteceu foi que eles obrigaram Rins, Nakagami, Edgar Pons, Simone Corsi, Xavier Simeón, Ratthapark Wilairot, Julian Simón e Federico Fuligni a largar do fundo do pelotão, por terem atrasado o procedimento de largada anterior. Mas, o que, de fato acabou acontecendo foi que a corrida acabou demorando mais ainda para recomeçar.
Com mais de meia hora de atraso, a corrida finalmente foi retomada, em uma versão encurtada para apenas dez voltas. Na largada, foi Luthi quem saltou na ponta, trazendo Baldassari em segundo e o malaio Hafizh Syahrin em terceiro. Lowes largou muito mal, caindo para a sexta posição, atrás de Marcel Schrotter e Zarco.
Baldassari deu um jeito de ultrapassar Luthi e assumiu a liderança da corrida. Mais atrás, Zarco e Lowes também já haviam superado Schrotter e começavam a se aproximar dos líderes, em quarto e quinto respectivamente.
Enquanto Baldassari e Luthi duelavam ferozmente pela liderança, Zarco superava Syahrin para ficar em terceiro. Na mesma volta, o francês conseguiu ultrapassar também Luthi, em uma maravilhosa corrida de recuperação. Lowes permanecia em quinto, mas conseguia acompanhar o pelotão líder.
Restando apenas cinco voltas para o término da corrida, Zarco ultrapassou Baldassari e assumiu a ponta pela primeira vez. O italiano, no entanto permaneceu colado, disposto a recuperar a liderança. Luthi, em terceiro já vinha um pouco mais atrás, trazendo Syahrin, Lowes e Axel Pons.
Zarco e Baldassari realizavam uma eletrizante disputa pela vitória, que compensava um pouco o longo atraso para o recomeço da prova. Os dois cruzaram a linha de chegada separados por apenas 30 milésimos de segundo. Lowes conseguiu superar Syahrin e Luthi para completar o pódio, na terceira posição.
Luthi ficou em quarto, Syahrin em quinto e Pons em sexto. Rins realizou uma excelente corrida de recuperação e chegou em sétimo, à frente de Franco Morbidelli, Nakagami e Dominique Aegerter. Confira aqui os resultados completos.