Johann Zarco venceu hoje (5) o Grande Prêmio da Catalunha de Moto2, no circuito de Montmeló, na Espanha. O francês realizou uma cirúrgica ultrapassagem sobre Alex Rins no final da prova e venceu pela terceira vez na temporada. Takaaki Nakagami completou o pódio.
A corrida na categoria intermediária do Campeonato Mundial aconteceu de luto pela morte Luis Salom no segundo treino livre (FP2) ainda na sexta-feira (3). O falecimento do espanhol motivou que as três classes passassem a utilizar a chicane interna, já usada pela Fórmula 1 e dispensando a veloz curva 12, onde aconteceu o acidente.
Na largada, Zarco perdeu a primeira posição para Thomas Luthi, mas não por muito tempo. Rins logo lhe tomou a liderança com uma belíssima ultrapassagem na nova chicane e passou a linha de chegada na primeira posição.
Zarco também achou um jeito de superar Luthi e saiu em perseguição a Rins. Os três começaram a abrir vantagem sobre Hafizh Syahrin, que vinha em quarto. Alex Márquez, Takaaki Nakagami e o líder do campeonato Sam Lowes tinham o ritmo prejudicado pelo malaio.
Com cinco voltas completadas, Márquez finalmente superou Syahrin. Lowes, por outro lado corria em sexto e não conseguia se aproximar, como se estivesse com algum problema na moto. O britânico era acossado por Nakagami, Axel Pons e Dominique Aegerter.
Márquez e Syahrin se aproximavam de Luthi e uma briga pela terceira posição se anunciava. Lowes, em sexto vinha com dois segundos de atraso para o malaio, mas não era o único protagonista discreto na prova. Jonas Folger, por exemplo, vinha apenas em 10º e Franco Morbidelli em 14º.
Quando faltavam treze voltas para o final, Márquez novamente acabou escorregando em seu próprio entusiasmo e caiu na curva 9 (Campsa), perdendo todas as posições. O quarto lugar retornou para as mãos de Syahrin, mas Lowes ficou na mesma, já que havia perdido a sua posição para Nakagami e permaneceu em sexto.
O entusiasmo estava agora com Nakagami, que conseguira superar Syahrin e subir para o quarto lugar. O ritmo intenso fez com que os três se aproximassem de Luthi na terceira posição. Rins e Zarco, por outro lado, corriam já com três segundos à frente.
Quando restavam sete voltas para o final, Zarco finalmente deu um bote certeiro em Rins e assumiu a liderança na freada da primeira curva. O campeão do mundo passou a comandar com autoridade, mostrando que só estava esperando o momento certo para tomar a ponta. Enquanto isso, Nakagami fazia o mesmo com Luthi, em uma briga que também trazia o malaio Syahrin.
O ritmo de Zarco era tão bom que Rins não quis saber de revide ficando satisfeito com a segunda posição. O francês cruzou a linha de chegada com mais de quatro segundos de vantagem para o espanhol, enquanto Nakagami finalmente espantava a maré de azar e conquistava a terceira posição.
Quem também atingiu um grande resultado foi Syahrin, que conseguiu superar Luthi na última volta e ficou com a quarta posição. Indefeso, Lowes encerrou a prova em uma discreta sexta posição, à frente de Folger, o sétimo.
Em oitavo lugar, o português Miguel Oliveira era outro piloto muito feliz, pois conquistou sua melhor posição de chegada na Moto2, na qual é um estreante esse ano. Axel Pons e Marcel Schrotter completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Mesmo chegando na segunda posição, Rins reassumiu a liderança do campeonato, com 116 pontos contra 108 de Lowes. Graças à mais uma vitória, Zarco volta a se aproximar dos líderes, em terceiro apenas dois pontos atrás do britânico.