Johann Zarco conquistou hoje (20) a pole position para o Grande Prêmio da República Checa, no circuito de Brno. O francês “roubou” a primeira posição de Sam Lowes por 33 milésimos, quando o cronômetro já estava zerado. Alex Márquez completa a primeira fila.
A sessão classificatória da Moto2 começou logo depois da MotoGP, com Takaaki Nakagami marcando a primeira volta rápida. O japonês, no entanto, rapidamente foi superado por Thomas Luthi, com 2min02s402. O suíço vinha rápido apesar de já ter sofrido um grande acidente durante o FP3 pela manhã.
Márquez foi o próximo a assumir a ponta com 2min01s831. Nesse momento, os líderes do campeonato Zarco e Alex Rins vinham apenas em 12º e 14º, respectivamente. Enquanto isso, Lorenzo Baldassarri escorregava e caia na curva 11, chegando ao seu segundo tombo do dia.
Como já é habitual nas classificações, Zarco foi melhorando aos poucos. Restando 21 minutos, o francês pulou de oitavo para segundo com o tempo de 2min01s991. O seu progresso só era atrapalhado por Lowes, que logo em seguida se intrometia entre o francês e o líder Márquez.
Restando menos de dez minutos para o final Márquez mantinha-se na frente. Lowes, Zarco, Nakagami e Luthi bem que tentavam, mas não conseguiam superar o tempo do espanhol. Pior ainda era Rins, que ainda não havia saído da 14º posição, 8 décimos atrás do líder.
Quando o momento decisivo da classificação se aproximava, a bandeira vermelha foi acionada devido ao acidente de Luthi na curva nove. Restavam 4min59s para a bandeirada de encerramento. O suíço nada sofreu, mas a barreira de pneus precisou ser reconstruída.
A bandeira vermelha não durou muito tempo e logo todos os pilotos estavam novamente na pista para uma última tentativa. Era o tempo que Zarco precisava para refinar o acerto da moto e cravar 2min01s748, tirando Márquez da frente pela primeira vez.
Com o cronômetro zerado, Zarco, Márquez e Lowes continuavam na pista para uma última tentativa, todos estimando a ponta. O britânico marcou 2min01s614 e por alguns segundos assumiu a pole position. O francês, no entanto, riu por último com 2min01s581, o suficiente para garantir a posição de honra.
Márquez ficou em terceiro, mas mesmo assim com motivos para sorrir, afinal essa foi a melhor posição de largada que já conquistara na Moto2 até então. Nakagami ficou em quarto, com Luthi em quinto e Franco Morbidelli em sexto, fechando a segunda fila.
No finalzinho, Rins conseguiu subir para sétimo, ficando à frente de um surpreendente Danny Kent em oitavo. Discreto, Jonas Folger ficou em nono e Simone Corsi o décimo deixando Miguel Oliveira fora dos dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.