Johann Zarco conquistou hoje (15) a pole position para o Grande Prêmio do Japão de Moto2 no circuito de Motegi. O francês teve que trabalhar bastante para superar o suíço Thomas Luthi, nos instantes finais. Franco Morbidelli completa a primeira fila.
Líder nos treinos livres, Luthi começou na frente ao marcar 1min50s773. Morbidelli, foi o primeiro a superá-lo com 1min50s317. Zarco vinha em terceiro e seu desafiante Alex Rins apenas em uma longínqua 21º posição.
Enquanto os pilotos rodavam pela pista em busca de aprimoramentos, chamou atenção o duplo acidente dos pilotos da equipe Forward. Primeiro foi a vez de Luca Marini cair e logo em seguida, seu companheiro de equipe Lorenzo Baldassarri, ambos sem maiores consequências, exceto o trabalho extra para os mecânicos do time.
Ao marcar 1min50s563, Zarco foi o próximo a superar o tempo de Luthi, ficando a 0s246 de Morbidelli, que se mantinha em primeiro restando 20 minutos para a bandeirada. Sam Lowes vinha em quarto e Sandro Cortese em quinto.
Quem estava bem mesmo, no entanto era Thomas Luthi. Com o tempo de 1min50s071 o suíço voltava para a primeira posição, restando pouco mais de dez minutos para a bandeirada de encerramento. Rins, apesar dos esforços continuava em 22º lugar, correndo com muitas dores decorrentes de um acidente.
Zarco, no entanto, ainda não havia desistido. Restando exatamente 1min40 para o final do treino, o francês assumia a ponta com o excelente tempo de 1min49s961, o suficiente para a pole position. O piloto estava com tanta vontade que acabou caindo na volta seguinte, enquanto tentava melhorar ainda mais.
Apenas 67 milésimos atrás ficou Luthi, o segundo, com Morbidelli em terceiro, garantindo um lugar na primeira fila. Lowes ficou em quarto, com Cortese em quinto e Axel Pons em uma excelente sexta posição.
Em sua corrida caseira, Takaaki Nakagami foi discreto, apenas em sétimo, mas à frente de Alex Márquez, Jonas Folger e Matthia Pasini, que fechou os dez primeiros. Rins não conseguiu mesmo melhorar e irá largar apenas em 22º. Confira aqui o grid completo.