Johann Zarco venceu hoje (16) o Grande Prêmio da República Checa de Moto2 no circuito de Brno. O francês assumiu a ponta nas primeiras voltas e não deu mais nenhuma chance à Esteve ‘Tito’ Rabat e Alex Rins, que completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente.
O francês havia largado na pole position, mas quando as luzes vermelhas se apagaram Zarco perdeu a liderança para Rabat e Thomas Luthi. O suíço chegou a assumir a primeira posição, mas na segunda volta Zarco já havia passado os dois rivais, voltando para a ponta.
Daí em diante, ninguém mais conseguiu ameaçar o domínio de Zarco. O francês tratou apenas de manter uma distância segura para Rabat, que apesar de um erro (que quase o tirou da corrida) se estabeleceu em segundo. Luthi começou a perder rendimento e foi ultrapassado por Rins.
O grande destaque da prova foi o desempenho de Alex Márquez. O irmão do bicampeão Marc Márquez realizou sua melhor corrida na Moto2, ultrapassando, Luthi, Dominique Aegerter e Franco Morbidelli para assumir o quarto lugar, posição que manteria até a linha de chegada, bem próximo de Rins e Rabat.
Com as quatro primeiras posições bem definidas, as melhores brigas aconteceram no pelotão intermediário. Sam Lowes foi novamente o “homem show”, realizando ultrapassagens sobre Jonas Folger e Luthi para chegar em quinto à frente dos dois competidores.
Morbidelli chegou a estar entre os primeiros, mas assim como Luthi começou a perder rendimento no meio da prova, sendo ultrapassado pelo suíço e também por Sandro Cortese e Luis Salom, terminando a corrida apenas na 10º posição. Confira aqui os resultados finais.
Foi a quarta vitória de Zarco na temporada, que agora ampliou ainda mais a liderança do campeonato, abrindo 79 pontos de vantagem sobre Rabat. Rins vem em terceiro com 144 pontos e Lowes em quarto, com 118.