Johann Zarco conquistou hoje (13) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de Moto2. O francês garantiu a primeira posição com o tempo de 1min46s007, quebrando o recorde da pista, que pertencia à Marc Márquez desde 2012.
O treino começou com Sandro Cortese na dianteira, posição que manteria por um bom tempo, inclusive. Simoni Corse e Xavier Simeon vinham na sequencia, enquanto Ricky Cardús era o primeiro a se acidentar, felizmente sem gravidade.
Zarco, até então ocupava posições intermediárias. O líder do campeonato, no entanto, começou a mostrar a que veio no meio da sessão, quando pulou para segundo. Quem também vinha com muita vontade era Sam Lowes, que logo em seguida rouba a posição de Zarco, ficando apenas 1 milésimo atrás de Cortese.
De repente, surgiu o atual campeão do mundo, Esteve ‘Tito’ Rabat trazendo também o suíço Dominique Aegerter, que pularam para primeiro e segundo, respectivamente. Zarco, no entanto, ainda não havia desistido, e cravou a espetacular marca de 1min46s007 quebrando o recorde de Marc Márquez, quando ainda corria na Moto2 em 2012.
O tempo de Zarco, inclusive, foi menos de dois segundos mais lento do que a 24º e última posição de Marco Melandri, com a Aprilia, estabelecido mais cedo na MotoGP. Outro que surpreendeu foi Jonas Folger. O alemão, que ocupava apenas o 13º lugar cravou a segunda marca, apenas 165 milésimos atrás de Zarco.
Rabat ficou em terceiro, e Aegerter em quarto. Lowes foi o quinto, à frente de Luis Salom em sexto, que por sua vez conseguiu superar seu companheiro de equipe, Alex Rins, discreto novamente em 7º.
Superados, Cortese e Corsi ficaram em oitavo e nono lugares, respectivamente. Outro que decepcionou foi Thomas Luthi, apenas fechando os dez primeiros colocados. O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli teve uma classificação difícil, assegurando apenas a 23º posição. Clique aqui para conferir o grid de largada completo.