A Triumph escolheu o GP da Inglaterra para anunciar que continuará fornecendo seus motores de 765cc à Moto2 por mais cinco temporadas. Além disso, eles desenvolverão também uma nova caixa de câmbio completa.
Algumas melhorias já estão em andamento, com a equipe de engenharia testando peças após o uso nas rodadas de Moto2 deste ano, a fim de fazer aprimoramentos na seleção de marchas para a temporada de 2024. A nova caixa de câmbio deve estrear em 2025.
“A Moto2 continua a ser uma plataforma excelente para mostrar o desempenho e a capacidade dos nossos motores tricilíndricos de 765cc“, disse Steve Sargent, chefe de produto da Triumph. “Nos últimos cinco anos, utilizámos o programa para impulsionar melhorias no motor e obter insights e aprendizados que usamos para desenvolver e evoluir ainda mais nossa linha Street Triple 765.“
“Os nossos primeiros cinco anos de trabalho com a Triumph revelaram-se um verdadeiro sucesso, com grandes corridas, novos recordes e uma confiabilidade impressionante desde o início“, disse Carlos Ezpeleta, diretor da Dorna. “Estamos muito felizes com a forma como a parceria está evoluindo, com mais inovação e desenvolvimento ainda por vir e estamos ansiosos por mais cinco anos emocionantes juntos.“
Quando foi introduzida na temporada 2010, a Moto2 utilizava os motores de quatro cilindros da Honda CBR600RR. Com a descontinuidade do modelo na Europa, o motor de três cilindros e 765 cm³ da Triumph foi um desenvolvimento totalmente novo a partir de 2019.
“A nova caixa de câmbio de corrida fará uma grande diferença nos resultados que os pilotos podem alcançar na pista e, antes disso, nossa equipe de engenharia já está testando e desenvolvendo melhorias na seleção de marchas, testando peças após o uso nas rodadas de Moto2 deste ano“, revelou Sargent.
Além disso, a Triumph realiza o “Triple Trophy”, um mini campeonato que recompensa o piloto que teve a a melhor progressão de corrida, ou seja, que terminou a corrida mais alto em relação à sua posição de largada inicial. O vencedor leva para casa uma Street Triple 765 RS. Os últimos foram Jeremy Alcoba (2022), Raul Fernandez (2021) e Marco Bezzecchi (2020).