A Triumph anunciou hoje (8) a realização dos primeiros testes com o motor tricilíndrico que irá fornecer à Moto2 em 2019. No processo, eles podem também ter revelado as primeiras imagens da nova Daytona 765.
O protótipo realizou um pequeno shakedown no circuito de Aragón em agosto, com o piloto Julian Simon, campeão das 125cc em 2009 e atual participante da Moto2. O espanhol disse que achou o motor potente e divertido de pilotar.
“Estou realmente feliz por estar testando o desenvolvimento dos motores para 2019 da Triumph“, disse Simon. “Posso ver que houve uma grande melhoria com a evolução mais recente. Há muita potencia e a troca de marchas é fantástica. O som também é fantástico. Para mim, é divertido“, concluiu.
Steve Sargent, chefe de produtos da Triumph, também se mostrou otimista: “Nesta fase do programa de desenvolvimento, estamos em um bom lugar. Estamos muito satisfeitos com o ritmo de Julian e seus comentários foram muito positivos”, afirmou. “Confiamos em que vamos entregar um motor com a qual as equipes irão curtir e com um som que irá entusiasmar os fãs“, assegurou.
O motor de 765cc foi lançado em janeiro desse ano juntamente com a nova geração da Triumph Street Triple, a versão naked da Daytona. A aclamada superbike média, no entanto, ainda permanece com o propulsor antigo, de 675cc.
Já o anúncio de fornecimento de motores à Moto2 foi confirmado por nós em janeiro e divulgado oficialmente apenas em junho. A montadora britânica entra no lugar da atual fornecedora Honda, que descontinuou a produção da CBR600RR e seus respectivos motores no ano passado.
Nas imagens, o design da carenagem é muito parecido com a Daytona 675 atual, o que sugere poucas mudanças estéticas na próxima geração. Vale lembrar que as equipes da Moto2 competem com chassis de competição, como o alemão Kalex e o suíço Suter. O lançamento da esportiva pode acontecer no Salão de Milão, em novembro.