A organização da MotoGP anunciou hoje (3) que a Triumph será fornecedora oficial de motores à Moto2, a partir de 2019. O propulsor será o novo tricilíndrico da Street Triple, com 765cc.
A notícia já era uma certeza desde o início do ano, mesmo aqui no Notícias Motociclísticas, faltando apenas o anúncio oficial, que foi formalizado no GP da Itália em Mugello, entre Carmelo Ezpeleta, chefe da Dorna e Paul Stroud, diretor comercial da Triumph.
“Estamos muito empolgados em trabalhar com uma das marcas de motocicletas mais emblemáticas do mundo. Os motores tricilíndricos da Triumph são conhecidos por sua potência forte e linear entrega de torque e alcançaram muitos sucessos na pista, tornando-os a escolha ideal para o Campeonato de Moto2. Estamos ansiosos para a temporada de 2019 e o início de uma nova geração em parceria com a Triumph”. (Carmelo Ezpeleta)
O acordo tem, a princípio, três anos de duração e chega para substituir o motor atual, o tetracilíndrico de 600cc que originalmente equipa a Honda CBR600RR, motocicleta que deixou de ser fabricada na Europa. O propulsor impulsiona as Moto2 desde a primeira temporada, em 2010.
“Este é um momento significativo para o Triumph que proporciona um novo capítulo emocionante para a nossa história esportiva de 110 anos e baseia-se nos nossos célebres motores tricilíndricos vencedores na Ilha de Man e Supersport. Estamos ansiosos para um longo e emocionante relacionamento com Dorna, além de pilotos, equipes e fãs da Moto2”. (Paul Stroud)
O motor de 765 cilindradas é um desenvolvimento completamente novo da Triumph e foi lançado apenas em janeiro desse ano, com a nova geração da naked média Street Triple. O próximo passo da marca britânica é adaptá-lo à sua versão esportiva, a Daytona, o que deve acontecer no próximo ano.