Alex Rins conquistou hoje (9) a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Moto2, no circuito texano de Austin. O espanhol cravou o tempo de 2min08s850, pouco mais de dois décimos à frente de Johann Zarco e Sam Lowes.
Os pilotos da Moto2 tiveram a vantagem de contar com uma pista inteiramente seca desde o início, apesar de pesadas nuvens ainda pairarem no horizonte. Rins foi o primeiro a estabelecer um tempo rápido, com 2min09s190. Jonas Folger vinha em segundo e o líder do campeonato Thomas Luthi, em terceiro.
Lowes foi o primeiro a conseguir desafiá-lo e, ao estabelecer 2min04s114 tirou Rins da frente. O espanhol, no entanto não demorou a dar a resposta e, com o tempo de 2min08s850, voltou para a ponta. Enquanto isso, o campeão do mundo Zarco progredia lentamente, de oitavo para quinto, atrás de Folger e Marcel Schrotter.
Faltando dez minutos para o final, a bandeira vermelha foi agitada devido à um acidente de Efren Vasquez. O espanhol passou um longo período sendo atendido na pista, no meio da curva 13, o que gerou preocupação em todos. O piloto de 29 anos foi levado até o centro médico para uma checagem.
Os pilotos retornaram à pista com muita vontade para os dez minutos finais. Rins, por exemplo, deu tudo de si para melhorar o próprio tempo, sem sucesso. A grande surpresa foi Zarco, que com o cronômetro zerado pulou para a segunda posição, dois décimos atrás do espanhol. Lowes completou a primeira fila, em terceiro.
Dominique Aegerter foi outro a conseguir melhorar bastante e garantiu uma excelente quarta posição à frente de Luthi, Takaaki Nakagami e Folger. Simone Corsi foi o oitavo, Franco Morbidelli o nono e Sandro Cortese o décimo. Confira aqui o grid de largada completo.
Atualização: Vazquez foi levado do centro médico para um hospital para mais exames. A princípio seu estado não é grave, mas não deve correr amanhã (10).