Xavier Simeón venceu hoje (12) o Grande Prêmio da Alemanha de Moto2. O belga superou Johann Zarco por pequena margem, chegando à sua primeira vitória na categoria intermediária da Motovelocidade. A corrida ficou marcada pelo acidente entre Franco Morbidelli e Esteve ‘Tito’ Rabat na última curva da última volta.
O Grande Prêmio da Alemanha de Moto2 foi uma corrida muito disputada, desde a largada. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Zarco largou mal, perdendo a liderança para Morbidelli e Simeón. Simoni Corsi e Thomas Luthi vinham na sequência enquanto Rabat, correndo lesionado de um acidente na semana passada ficava apenas em nono lugar.
Morbidelli, Simeón, Zarco e Corsi correram colados nas primeiras voltas, com o ítalo-brasileiro mostrando grande arrojo e velocidade, brigando ferozmente pela liderança. Na quarta volta, Corsi tentou passar a todos de uma só vez, perdendo a linha ideal, espalhando na curva e proporcionando a Zarco a chance de reassumir a liderança.
O líder do campeonato passou a comandar a corrida, seguido muito de perto por Morbidelli e Simeón. Corsi, depois da tentativa malsucedida de ultrapassagem se conformou com o quarto lugar, enquanto Mika Kallio, Luthi, Rabat, Sam Lowes e Alex Rins disputavam a quinta posição.
Na frente, Zarco não conseguia abrir vantagem, como fizera nas últimas etapas. Morbidelli e Simeón vinham sempre colados. Corsi começou perder contato, ficando na alça de mira de Rabat e Rins, que conseguiram ultrapassar a todos, se estabelecendo em quinto e sexto e deixando Luthi, Kallio e Lowes mais atrás, em uma briga particular.
Nas últimas voltas, Simeón superou Morbidelli e foi a caça de Zarco. O belga pressionou tanto que conseguiu realizar a ultrapassagem, faltando apenas quatro voltas para o final. Mas o francês permaneceu na cola, enquanto o ítalo-brasileiro começava a ficar para trás, ficando a mercê de Rabat e Rins, que a essa altura já haviam ultrapassado Corsi, subindo para quarto e quinto lugares, respectivamente.
Zarco deixou a tentativa final para a última volta, mas Simeón rechaçou qualquer ataque, fechando todas as portas para vencer pela primeira vez na Moto2, desde que entrou na categoria em 2010. A diferença entre os dois foi de apenas 83 milésimos na linha de chegada.
Morbidelli, por outro lado já havia perdido a terceira posição para Rabat. Em uma desastrada tentativa de recuperar o posto na última curva da última volta, o ítalo-brasileiro acabou perdendo o controle e acertou o espanhol, derrubando os dois para fora da pista. Quem lucrou com isso foi Rins, que ganhou de presente a terceira posição.
Corsi ficou em quarto, Lowes em quinto e Luthi em sexto. Realizando uma boa prova, Takaaki Nakagami foi o sétimo, com Lorenzo Baldassari em oitavo e Julian Simon em nono. Dominique Aegerter, vencedor da etapa no ano passado, apenas fechou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.