Johann Zarco conquistou hoje (10) a pole position para o Grande Prêmio de San Marino de Moto2, no circuito de Misano. O francês estabeleceu o tempo de 1min37s436 ainda na metade da classificação, deixando Takaaki Nakagami e Lorenzo Baldassari para trás.
A sessão classificatória da categoria intermediária começou competitiva, com Sandro Cortese estabelecendo 1min38s222. Correndo em casa, Baldassarri logo em seguida o superou com 1min38s177, mas foi Jonas Folger quem acabou na frente com 1min38s110.
Baldassarri, contudo, não estava afim de ficar atrás e, momento depois, estabeleceu 1min37s681 voltando para a ponta. Zarco foi o próximo a estragar o prazer do italiano com 1min37s464 tirando o piloto da Forward da liderança.
Com meia hora restando para a bandeirada, o francês melhorou ainda mais, para 1min37s436 colocando 187 milésimos de vantagem para Baldassarri. Não parecia na hora, mas esse seria o tempo definitivo para a conquista da pole position. Sam Lowes e Mattia Pasini vinham em terceiro e quarto, respectivamente.
Líder nos treinos livres, Nakagami progredia bastante e já vinha em terceiro se colocando a frente de Lowes, Thomas Luthi e Pasini. Nesse momento, Franco Morbidelli vinha em décimo e Alex Rins – completamente apagado – em um distante 16º.
Restando menos de 15 minutos, os principais pilotos estavam todos nos boxes para os últimos ajustes em suas motos. Nesse meio tempo, a situação se estabilizou com Zarco e Baldassarri na liderança, mas Morbidelli havia conseguido evoluir para sexto e Rins para nono.
Restando menos de um minuto, Baldassarri e Nakagami chegaram a fazer parciais melhores do que Zarco. O italiano, no entanto, não conseguiu melhorar e viu o japonês tomar a sua segunda posição no finalzinho. Todos os pilotos estavam perdendo tempo no último setor e isso foi decisiva para a conquista de mais uma pole position francesa na Moto2.
Nakagami e Baldassarri completam a primeira fila, com um furioso Lowes abrindo a segunda em quarto. O britânico parecia muito frustrado por não conseguir melhorar suas marcas. Quem progrediu bastante, no entanto, foi Morbidelli, que pulou para quinto, ficando a frente de Luthi em sexto.
Cortese saiu-se bem e ficou em sétimo, a frente de Rins, que conseguiu melhorar para oitavo, ainda assim muito longe do seu desempenho do começo da temporada. Pasini e o malaio Hafizh Syahrin completaram os dez primeiros. Veja aqui o grid completo.