Aos 24 anos, faleceu hoje (3), na Espanha o piloto Luis Salom. O espanhol sofreu um grave acidente durante o segundo treino livre (FP2) para o Grande Prêmio da Catalunha de Moto2, que acontece nesse final de semana.
Salom bateu forte nas barreiras de proteção da curva 12 do circuito de Montmeló, ficando imediatamente inconsciente. Devido a gravidade da situação, a equipe de resgate optou por tirá-lo do local de helicóptero, ao invés de ambulância, como normalmente acontece.
Ainda não se sabe a causa do acidente e nenhuma imagem oficial foi divulgada. Contudo, o português Miguel Oliveira, que vinha logo atrás disse depois que viu o espanhol perder o controle e acertar a barreira de proteção com violência, em uma curva que não possui muita área de escape.
Devido ao quadro desesperador, Salom foi levado por terra ao Hospital Universitário da Catalunha, vizinho ao circuito. Salom chegou a passar por uma cirurgia de emergência, que se revelou insuficiente. Sua morte foi anunciada oficialmente logo em seguida.
Nascido em Palma de Majorca (a mesma cidade de Jorge Lorenzo), o espanhol tinha 24 anos e competia no Mundial de Motovelocidade desde 2009, ainda nas 125cc. Seu período de maior sucesso aconteceu quando a classe iniciante passou a se chamar Moto3, em 2012.
Durante essa fase, Salom foi um principais pilotos da categoria chegando a ser considerado uma futura estrela da MotoGP. Na Moto3 conquistou 9 vitórias, 4 poles, 20 pódios e uma 3º colocação no campeonato (2013), ano que consagrou Maverick Viñales como campeão.
Salom passou para a classe intermediária (Moto2) em 2014, com a equipe de Sito Pons. Lá foi companheiro de Viñales no primeiro ano e de Alex Rins no segundo, mas nunca conseguiu acompanhar regularmente o ritmo dos colegas. Em 2016, estava correndo pela pequena SAG chegando ao pódio pela última vez no GP do Catar, em Losail.
A morte de Salom é a primeira no Campeonato Mundial de Motovelocidade desde a de Marco Simoncelli, no Grande Prêmio da Malásia de 2011. É também a primeira desde que a categoria intermediária passou a se chamar Moto2 em 2010.