Alex Rins venceu hoje (8) o Grande Prêmio da França de Moto2, no circuito Bugatti em Le Mans. O espanhol assumiu a ponta nas primeiras voltas e depois só precisou controlar a distância para Simone Corsi, que chegou em segundo. Thomas Luthi completou o pódio.
Luthi, que havia assegurado a pole position ontem manteve a ponta na largada, mas quem realizou a melhor partida foi Franco Morbidelli, que pulou de quinto para segundo, à frente de Rins e Corsi. Logo na abertura da segunda volta, Jonas Folger dava adeus à corrida depois de escorregar na curva La Chapelle.
Com três voltas completadas, Luthi sustentava a liderança, pouco mais de três décimos à frente de Rins e Corsi. Morbidelli, por outro lado, cometeu um pequeno erro e caiu para quarto, tendo que lutar para ficar à frente de Lorenzo Baldassari e Takaaki Nakagami, que vinham próximos.
Aos poucos, Rins foi apertando o cerco contra Luthi. Os dois passaram a travar uma belíssima disputa pela liderança, com trocas de posição. Com isso, Corsi, Morbidelli e Baldassari – que acabaria ultrapassando o ítalo-brasileiro – também chegaram na disputa. Por outro lado, o líder do campeonato, Sam Lowes vinha apenas em oitavo e Johann Zarco em 11º, parecendo sem condições de alcançarem os líderes.
Quando faltavam vinte voltas para o final, Rins finalmente deu o bote definitivo sobre Luthi, conquistando a ponta. Inspirado por ele, Corsi decidiu fazer o mesmo na volta seguinte. Luthi parecia ter perdido rendimento porque logo em seguida Baldassari também não teve dificuldades em ultrapassá-lo.
Enquanto esse pelotão dominava a briga pela liderança, Zarco lutava para melhorar sua posição. Depois de superar Marcel Schrotter, o campeão do mundo assumia a oitava posição, atrás exatamente de Lowes, que já corria com 5 segundos de atraso para Rins. Mais atrás, Miguel Oliveira realizava sua melhor prova na Moto2 até então, em 11º.
Faltando 10 voltas, Rins tinha uma liderança consolidada, apesar de Corsi se manter muito próximo, apenas 0s2 atrás Nesse momento, Luthi conseguia recuperar a terceira posição de Baldassari. Lowes, em sétimo, já vinha três segundos atrás de Nakagami. Zarco, por sua vez caiu na curva 11 quando ocupava a 8º posição, mas conseguiu voltar.
A belíssima apresentação de Baldassari acabou a cinco voltas do final, quando o italiano escorregou e caiu sozinho na curva Dunlop. Com isso, Morbidelli recuperou a quarta posição, trazendo Nakagami e Lowes para quinto e sexto, respectivamente. Oliveira vinha em 11º e Zarco em 24º após sua queda.
Nas últimas voltas, Corsi se deu por vencido e ficou satisfeito com a segunda posição. Isso fez com que Rins cruzasse a linha de chegada com 2s de vantagem para o italiano, com Luthi na terceira posição. Morbidelli encerrou em quarto, com Nakagami, logo atrás em quinto.
Bastante discreto, Lowes foi apenas o sexto colocado, mas conseguiu chegar à frente de Axel Pons, Hafizh Syahrin e Miguel Oliveira, que com a nona posição anotou a melhor posição de chegada na Moto2. Luis Salom completou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Rins chegou à sua segunda vitória na temporada, e devido ao mau resultado de Lowes assumiu a liderança do campeonato, com 87 pontos contra 82 do inglês. Zarco também deixa a França no prejuízo, perdendo a terceira posição para Luthi. A próxima etapa acontece em Mugello, a Itália.