Demorou, mas finalmente Esteve ‘Tito’ Rabat conseguiu vencer hoje (31) pela primeira vez em 2015, no Grande Prêmio da Itália, em Mugello. O espanhol precisou conter a aproximação de Johann Zarco nas últimas voltas. Dominique Aegerter completou o pódio.
A corrida começou com Sam Lowes largando na pole, mas quem pulou na ponta foi Aegerter, trazendo junto seu companheiro e conterrâneo Thomas Luthi. Simoni Corsi também realizou uma bela partida, chegando a assumir a terceira posição.
Lowes caiu para quarto e, com seu jeito agressivo de sempre acabou se tocando com Corsi, ocasionando sua queda. O britânico também saiu no prejuízo, despencando para a oitava posição.
Enquanto isso, Luthi assumia a ponta, deixando Aegerter em segundo, Xavier Simeón vinha em terceiro, Rabat em quarto e Jonas Folger em quinto. No entanto, a alegria do suíço durou pouco, caindo sozinho quando estava na liderança.
Foi nesse momento que os mais experientes começaram a se destacar. Rabat viu a maré melhorar e partiu para o ataque, passando Simeón e Aegerter, para assumir a ponta. Zarco fez o mesmo e pulou para segundo, enquanto Folger era outro que caia sozinho. Franco Morbidelli e Mika Kallio também davam adeus à prova, após uma colisão “caseira”.
Rabat e Zarco passaram a abrir grande distancia à frente, enquanto Lowes recuperava a quarta posição, atrás de Aegerter. Os quatro se consolidaram na frente, com o francês tentando de tudo para se aproximar do líder. Em quinto Simeón duelava com Luis Salom e Julian Simon.
Zarco era mais veloz nas curvas. Rabat nas retas. O francês conseguiu diminuir a diferença para menos de meio segundo, mas não impediu a vitória do espanhol, a sua primeira desde que se sagrou campeão mundial, no ano passado. Sem ser atacado, Aegerter completou o pódio, com Lowes minimizando o prejuízo das primeiras voltas, em quarto.
Salom foi outro que deu um jeito de passar Simeón e terminou em quinto, com o belga em sexto e Simon em sétimo. Sandro Cortese foi o oitavo colocado, Axel Pons o nono e Lorenzo Baldassari, o décimo. Em um final de semana bastante apagado, Alex Rins finalizou a prova apenas em 11º. Veja aqui os resultados completos.